X

Bruno Hoffmann

Esquerda vê força ‘inédita’ para disputar o Governo de SP em 2022

De Olho no Poder: os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Publicado em 30/07/2021 às 12:55

Atualizado em 30/07/2021 às 13:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Guilherme Boulos e Fernando Haddad / Ricardo Stuckert

Os partidos de esquerda estão confiantes de que terão mais chances de conquistar o Governo de São Paulo em 2022, após três décadas do PSDB no poder – legenda mais identificada ao centro. A tendência é de que o PSOL e o PT lancem candidaturas próprias, com Guilherme Boulos e Fernando Haddad, respectivamente. De acordo com pesquisa Govnet/Opinião Pesquisa, o ex-governador Geraldo Alckmin, hoje no PSDB, lidera a preferência eleitoral no cenário mais provável (com 16%), e é seguido de perto por Boulos (com 14,1%) e Haddad (com 11%). Porém, Alckmin estuda sair do PSDB para se lançar na disputa por outro partido, provavelmente o PSD, e os tucanos irão com o atual vice-governador Rodrigo Garcia para disputar o cargo. “A expectativa é positiva para 2022 em função da divisão interna do PSDB, do Alckmin poder sair para outra sigla. Garcia não aparece bem nas pesquisas”, analisa Douglas Izzo, presidente da CUT-SP. “Hoje, de forma inédita, a esquerda aparece muito bem [para disputar o Governo de São Paulo]”, completa.

Mais eleições

Márcio França também aparece bem posicionado na pesquisa Govnet/Opinião Pesquisa (com 10,6%, na quarta posição da preferência eleitoral), e diz que pretende concorrer ao Governo de São Paulo no próximo ano. Há uma costura política sendo negociada neste momento, porém, para que ele seja vice na chapa de Alckmin. O ex-presidente da Fiesp, Paulo Skaf, então se uniria a ambos para ser candidato ao Senado. Questionado pela coluna sobre essa possibilidade, França revelou na manhã de sexta-feira (30): “Alckmin deve sair do PSDB em agosto. Aí conversaremos mais concretamente”.

Parque Augusta

O Parque Augusta, no centro da Capital, deverá ser inaugurado apenas em setembro, informou a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Segundo a Pasta, “a nova data acontece pela necessidade de aguardar o recebimento dos materiais para o término da obra, além do andamento do paisagismo, que nessa época de estiagem se torna um serviço mais delicado a ser realizado". A previsão inicial era que a área verde fosse entregue até o fim de 2020.

Fogos de artifício

O governador João Doria (PSDB) sancionou na última quinta-feira (29) a lei que proíbe a queima, soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício e de artefato pirotécnico de estampido no estado de São Paulo. Fogos que produzem efeitos visuais sem estampidos podem continuar a ser utilizados e comercializados. O projeto é de autoria dos deputados estaduais Bruno Ganem (Podemos) e Maria Lúcia Amary (PSDB).

Sem multas

Nesta semana também foi sancionada a lei de autoria do deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos) que proíbe as empresas de telefonia fixa, móvel e de banda larga móvel de cobrarem multa em caso de rescisão por falha na prestação de serviço no estado de São Paulo. A norma entra em vigor no prazo de 60 dias. “É uma vitória de todos os consumidores”, celebrou Jorge Wilson.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

AVENIDA PAULISTA

Masp inicia primeira reforma desde sua inauguração, em 1968

Obras no cartão-postal paulistano deverão durar cerca de seis meses e não vão afetar as visitações; saiba mais

COMBATE ÀS DROGAS

Refinaria do tráfico é encontrada na zona sul de São Paulo; veja fotos

Entorpecentes e munições também foram apreendidos em operação

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter