X

ELEIÇÕES 2024

Guarulhos: Partido abandona Xerife e põe pimenta em disputa de bolsonaristas

DC resolve migrar para a pré-candidatura de Lucas Sanches em Guarulhos, e cria novo capítulo na disputa entre nomes de direita na cidade da Grande SP

Bruno Hoffmann

Publicado em 30/05/2024 às 21:32

Atualizado em 30/05/2024 às 21:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Lucas Sanches (segundo da dir. para a esq.) e Eymael (ao centro) durante ato de apoio do DC ao pré-candidato em Guarulhos / Divulgação

O Democracia Cristã (DC) resolveu migrar para a pré-candidatura de Lucas Sanches (PL) em Guarulhos. A legenda apontava até então que iria apoiar Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), mas anunciou a mudança de rumos na última quarta-feira (29).

O encontro que sacramentou a união entre os partidos contou com a presença de Sanches e do presidente nacional do DC, José Maria Eymael, entre outras lideranças do PL e do DC.

Disputa bolsonarista

Os dois pré-candidatos, o vereador Lucas Sanches e o deputado estadual Jorge Wilson (conhecido também como Xerife do Consumidor), vêm alternando entre a segunda e a terceira colocação no município da Grande São Paulo nas últimas pesquisas, e disputam o “título” de “pré-candidatura bolsonarista em Guarulhos”.

O líder constante de todos os levantamentos é o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade), que até o início do ano era filiado ao PT.

'Verdadeira direita'

No ato de adesão, o coordenador do PL em Guarulhos, Carlos Santiago, aproveitou para que Sanches é o pré-candidato que representa o bolsonarismo na cidade.

“O Republicanos tem todo o direito e a legitimidade de ter uma pré-candidatura a prefeito, mas não deve confundir o eleitor. A pré-candidatura à Prefeitura de Guarulhos que representa a verdadeira direita, a do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e que é oposição ao governo que aí está é a do Lucas Sanches, do PL”, afirmou.

40 mil votos

Já Sanches celebrou a chegada da sigla para a sua base, que, segundo ele, pode atrair pelo menos 40 mil votos.

“Ficamos muito honrados com esse apoio. O DC é um partido forte, organizado e com um futuro promissor em Guarulhos. Assim como na eleição municipal de 2020, o DC deve ter um bom resultado no Legislativo, neste ano. O partido representa, por baixo, 40 mil votos”, afirmou.

“Ficamos ainda mais contentes com a mudança de postura política, em tempo, do DC, que nos escolheu para fazer a mudança que Guarulhos tanto precisa”, completou o pré-candidato.

Quem é o bolsonarista?

Sanches e Wilson buscam apoios próximos a Bolsonaro para sacramentar a imagem de pré-candidatura bolsonarista.

O grupo liderado pelo PL já conta com a adesão do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e do presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), André do Prado (PL), além do deputado estadual Marcos Damásio (PL) e do federal Marcio Alvino (PL).

Jorge Wilson, que também é deputado estadual, usa como trunfo para se aproximar dos eleitores bolsonaristas o fato de ser do mesmo partido do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), eleito no Estado com o apoio do ex-presidente.

Ele também conta com o apoio do atual prefeito do município, Guti (PSD).

Redes sociais

Em abril, Wilson publicou nas redes sociais uma foto em que aparece entre Tarcísio e Bolsonaro, com a legenda: “Com o apoio do governador Tarcísio e do sempre presidente Bolsonaro, estou pronto para assumir essa missão pelo cidadão da minha cidade”.

Já Sanches esteve no evento de apoio a Bolsonaro em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 21 de abril. Ele publicou vídeos ao lado do senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente.

No fim de março o vereador também recebeu o apoio do youtuber bolsonarista Fernando Lisboa. O encontro foi mediado por Valdemar Costa Neto, em Brasília.

Ex-presidente em silêncio

Bolsonaro ainda não anunciou quem deve apoiar na cidade da Grande São Paulo.

Governar Guarulhos é considerado estratégico tanto pelo ex-presidente quanto pelo atual, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por ser a maior cidade do País sem ser capital.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

NESTA QUARTA

Autódromo de Interlagos recebe Dia do Motorista de App em SP

Evento terá show de Netinho de Paula, carros clássicos, foodtrucks e brinquedos para as crianças

FUGA E TIRO

Motociclista foge e é baleado na nuca por PM no interior de SP

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter