Excentricidade de sabores e aromas brinda colheita do café

As notícias do campo por Nilson Regalado

Graõs de café

Graõs de café | Vir4ello

Celebrado como Dia Nacional do Café, o 25 de maio marca a abertura oficial da colheita do grão no Brasil. E a safra 2020/2021 deve render perto de 60 milhões de sacas de 60 kg, conforme previsão da Companhia Nacional de Abastecimento, 25% a mais que na safra passada. Mas, apesar de ser o maior produtor, maior exportador e segundo maior consumidor do mundo, foi a diversidade de sabores e aromas que transformou o Brasil na ‘Pátria do Café’.

Continua após a publicidade

Nativo da Etiópia, o grão chegou ao Pará em 1727. Desde então, a planta conquistou o País, espalhando riqueza e desenvolvimento principalmente no Sudeste ao longo dos últimos três séculos. Em São Paulo, fez florescer cidades e consolidou Santos como o maior porto do Hemisfério Sul. Em Minas Gerais: quantidade e qualidade nos cafés da variedade arábica. No Espírito Santo, os grãos da variedade canéfora se destacam. Na Bahia, a Chapada Diamantina já produz alguns dos melhores cafés do Brasil.

Mas, é na Amazônia, justamente por onde ele entrou no País, que parece estar o futuro. Quinto maior produtor do Brasil, Rondônia, aumentou em 450% a produtividade por metro quadrado desde 2001. E, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola, esse resultado foi obtido mesmo com uma redução de 78% na área ocupada por cafezais nestas duas décadas.

Mais lucrativo do que atividades extensivas como a pecuária, o café distribui renda a 17 mil famílias em Rondônia, a maioria vivendo em pequenos módulos rurais. E isso representa menor pressão sobre a floresta. Nesse sentido, um passo importante é a criação do ‘green forest trade’ para os cafés amazônicos com viés ecológico.

Continua após a publicidade

Essa revolução protagonizada pelos povos tradicionais, incluindo indígenas que cultivam café há 30 anos, transferiu ao grão características sensoriais únicas no Planeta. Esse blend de tecnologia, floresta e grãos finos da variedade robusta está em vias de ser reconhecido internacionalmente com o selo de Indicação Geográfica ‘Café das Matas de Rondônia’.

Para facilitar a…

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar com emendas o projeto de lei 1.194/20 do senador Fernando Collor (Pros-AL) que regulamenta a doação de sobras de alimentos por supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos.

Continua após a publicidade

…doação de alimentos…

A partir de agora, o doador só será processado se ficar comprovado que agiu de propósito para causar mal à saúde de quem recebeu a doação (dolo específico).

…e matar a fome!

Continua após a publicidade

Antes, bastava que ficasse comprovado o nexo causal entre a ingestão do alimento e o dano à saúde para que o doador fosse responsabilizado nas esferas administrativa e penal, mesmo que o alimento tivesse sido contaminado após a entrega. A medida é extensiva à alimentação de animais de rua.

Filosofia do campo:

“A nudez não é obscena. Obscena é a fome”. José Saramago (1922-2010), escritor português, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1998.