Precisamos proteger os nossos rios

Com a maior rede fluvial e a maior quantidade de água doce do mundo, o Brasil tem o maior potencial hídrico do planeta

Por incrível que pareça, não há um mecanismo de defesa específico para os rios

Por incrível que pareça, não há um mecanismo de defesa específico para os rios | Pexels/mingche lee

Esse imenso ecossistema aquático é o habitat de uma enorme biodiversidade, que desempenha papel fundamental na manutenção do equilíbrio ecológico e na regulação climática.

Continua após a publicidade

Quem viveu ou vive em cidades banhadas por rios, navegáveis ou não, sabe a relevância deles no desenvolvimento econômico, ambiental e social daquela localidade e já deve ter percebido os impactos na vida urbana quando há descaso com os corpos d’água.

A criação dos Sistemas Nacionais de Unidades de Conservação representou um avanço significativo na lei brasileira e consequentemente na preservação ambiental, a partir da regulamentação de ocupação de áreas terrestres.

Por incrível que pareça, em que pese toda a importância das nossas águas, não há um mecanismo de defesa específico para os rios. Para cobrir essa lacuna protocolei recentemente o projeto de lei 2842/2024, que institui a Política Nacional de Proteção aos Rios.

Continua após a publicidade

O projeto traz diretrizes para o poder público organizar e implementar ações que mantenham os rios vivos, minimizando e/ou eliminando eventos prejudiciais ao seu fluxo e aos seus serviços socioambientais.

Não se trata de conversa de ambientalista – os rios são fonte de água para abastecimento público, sequestro de carbono, da atividades pesqueiras em água doce, lazer, ecoturismo e recreação, além de uma ampla variedade de atividades econômicas e até mesmo religiosas/culturais, como no caso de diversas comunidades indígenas, caiçaras e de ribeirinhos. 

A política nacional prevista nesse projeto é composta por normas que, ao serem implementadas, impedirão na prática a ocupação irregular e a exploração de áreas compostas por rios ou trechos de rios designados como de alta importância ecológica, cultural ou econômica.

Continua após a publicidade

É um freio às tentativas incessantes de privatização de espaços e recursos públicos, como vimos recentemente no caso das praias.

Em meio a uma era onde se aprofundam os desastres climáticos, proteger os nossos rios é um dever de todos nós. O PL 2842 é um farol para iluminar essa missão.