A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 27 Março 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Asteroide dá rasante na Terra e tem risco de colidir com o planeta

Batizado como A11gr7A, asteroide de oito metros de diâmetro está na mesma zona de satélites artificiais enviados por humanos

Bruno Hoffmann

27/12/2024 às 12:00  atualizado em 27/12/2024 às 12:08

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Asteroide, que não é o mesmo da foto, está  relativamente próximo da Terra para escalas astronômicas

Asteroide, que não é o mesmo da foto, está relativamente próximo da Terra para escalas astronômicas | Divulgação/Fotos Públicas

Um grupo de astrônomos do projeto Atlas, no Havaí, anunciou nesta quinta-feira (26/12) ter identificado um pequeno asteroide muito próximo à Terra. O objeto segue a órbita em torno do Sol.

Continua depois da publicidade

Entenda a situação

Batizado como A11gr7A, o asteroide de oito metros de diâmetro está atualmente na mesma zona de satélites artificiais enviados por humanos. Isso é relativamente próximo para escalas astronômicas.

Há risco, sim, do corpo celeste atingir a atmosfera da Terra neste momento, mas é considerado baixo por astrônomos que estudam o objeto no mundo todo.

“Quando um asteroide faz um rasante, é muito difícil impactar a Terra”, explicou Marcelo De Cicco, coordenador do projeto Exoss, em entrevista ao UOL.

Continua depois da publicidade

“Normalmente, ele vai ficar milhares de anos vagando pelo espaço”, completou o especialista.

O que pode acontecer caso siga para a Terra

Em caso de o asteroide ultrapassar a atmosfera terrestre, o mais provável é que desintegre em fragmentos menores, ou até mesmo evapore. Isso significa que não deve causar danos significativos.

O esperado, porém, é que continue o trajeto em torno do Sol por milhares de anos.

Continua depois da publicidade

'Segunda Lua' recente

Entre setembro e novembro deste ano a Terra teve um visitante inusitado: o asteroide 2024 PT5, que entrou em órbita ao redor do planeta Terra e foi classificado como uma “minilua”.

O fenômeno, que começou no dia 29 de setembro, marcou a chegada do asteroide, que permaneceu como companheiro temporário da Terra até o fim de novembro, quando retomou sua rota em torno do Sol.

O 2024 PT5, que foi descoberto pelo sistema de alerta Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (Atlas) na África do Sul, pertence à classe de asteroides Arjuna.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados