A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 13 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Segunda lua? Asteroide orbita Terra até novembro; entenda

2024 PT5 entrou em órbita ao redor do planeta em setembro e foi classificado como minilua

Hebert Dabanovich

21/10/2024 às 20:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Asteróide fica em órbita até 25 de novembro

Asteróide fica em órbita até 25 de novembro | asteroide-nasa-hubble-space-telescopeunsplash

Desde o fim de setembro, a Terra tem um visitante inusitado: o asteroide 2024 PT5, que entrou em órbita ao redor do planeta Terra e foi classificado como uma “minilua”.

Continua depois da publicidade

O fenômeno, que começou no dia 29 de setembro, marcou a chegada do asteroide, que ficará como companheiro temporário da Terra até a próxima segunda-feira (25/11), quando retomará sua rota ao redor do Sol.

O 2024 PT5 foi descoberto pelo sistema de alerta Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS) na África do Sul, pertence à classe de asteroides Arjuna.

Minilua

Para ser considerado uma “minilua”, o objeto deve orbitar a Terra em uma distância inferior a 4,5 milhões de quilômetros (2,8 milhões de milhas) e manter uma velocidade estável — no caso do PT5, essa velocidade é de cerca de 3.540 km/h (cerca de 2.200 mph).

Continua depois da publicidade

Ouro caso é quando o satélite da Terra fica maior em eventos de superlua, quando a Lua se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e mais próxima da Terra.

Asteroide imperceptível

Apesar de próximo, o asteroide é muito pequeno e fraco para ser visto a olho nu, o que faz com que, mesmo enquanto orbita a Terra, passe despercebido para a maioria das pessoas.

Para os cientistas, no entanto, essa passagem é uma oportunidade valiosa para estudar corpos celestes próximos à Terra, algo que não ocorre com frequência.

Continua depois da publicidade

Eventos como esse ocorreram anteriormente em 1981 e 2022, quando outras miniluas foram detectadas orbitando o planeta.

Esses fenômenos são breves, mas reforçam a ideia de que o espaço ao redor da Terra é dinâmico e está sempre em constante mudança.

Até o fim de novembro, a Terra continuará a contar com esse “satélite temporário”, antes de o asteroide 2024 PT5 seguir seu caminho pelo cosmos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados