O forte calor deste sábado (29/11) levou milhares de pessoas às praias do litoral de São Paulo e provocou longos trechos de congestionamento nas rodovias que ligam a capital à Baixada Santista.
Desde as primeiras horas da manhã, o fluxo intenso de veículos comprometeu o trânsito no Sistema Anchieta-Imigrantes.
Segundo a Ecovias, concessionária responsável pelo sistema, o pico de congestionamento ocorreu entre 11h e 13h, quando foram registrados até 44 quilômetros de lentidão.
Às 11h, havia 42 km de tráfego comprometido; ao meio-dia, o número subiu para 44 km; e, por volta das 13h, o total recuou para 34 km.
No início da tarde, os motoristas ainda enfrentavam cerca de 13 quilômetros de congestionamento nos seguintes pontos:
- Rodovia dos Imigrantes (sentido litoral): tráfego parado do km 44 ao km 53;
- Rodovia Anchieta (sentido litoral): lentidão entre o km 25 e o km 29, na pista marginal.
Operação descida
As rodovias operam sob a Operação Descida 7×3, que amplia a capacidade para quem segue em direção ao litoral.
O esquema disponibiliza quatro pistas da Via Anchieta e três da Rodovia dos Imigrantes para a descida da serra. Já no sentido capital, o motorista conta com três pistas da Imigrantes.
