Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Prefeito disse que festa será mantida se vereadores destinarem verba de emendas parlamentares
07/07/2022 às 14:24 atualizado em 07/07/2022 às 14:45
Continua depois da publicidade
Carnaval de rua de SP (arquivo) | Edson Lopes Jr/SECOM
O carnaval de rua de São Paulo previsto para os dias 16 e 17 de julho deve ser cancelado por falta de patrocinadores. A informação foi dada pela Prefeitura após o segundo pregão para o patrocínio da festa não registar interessados.
Continua depois da publicidade
De acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a realização do evento agora tem como uma das alternativas viáveis a destinação de verba de emendas parlamentares por parte de vereadores da cidade. O texto conta com informações do "g1".
"Existe uma outra possibilidade que foi cogitado, de alguns vereadores oferecerem emendas parlamentar para poder fazer o evento. Se houver isso, está dentro da legalidade e a prefeitura não vai fazer objeção".
O primeiro pregão para o "Esquenta de Carnaval" foi realizado na quinta-feira (24) e não teve interessados. Diante do cenário, a administração municipal baixou o lance inicial de R$ 10 milhões para R$ 6 milhões.
Continua depois da publicidade
Apesar da possibilidade de realizar os cortejos com verbas de emendas, o prefeito ressaltou que não irá investir dinheiro público.
"Não teve patrocínio, não tem emenda parlamentar, eu não vou usar dinheiro público para realizar o carnaval nesta época, fora de época."
Somente na realização da festa no ano que vem é que a prefeitura afirmou existir a possibilidade de usar recursos municipais, caso seja necessário.
Continua depois da publicidade
"Mas para tranquilizar os blocos: se lá em fevereiro, a gente fizer o chamamento, que aí é a data ordinária que está no calendário, e faltar patrocínio, que eu não acredito, mas se eventualmente faltar, aí a prefeitura evidentemente vai arcar."
Histórico
O evento chamado de Esquenta de Carnaval foi proposto como uma prévia para o carnaval de 2023, uma vez que, oficialmente, a cidade de SP não realizou o tradicional carnaval de rua. O cancelamento do evento foi anunciado em janeiro pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) devido à alta de casos de Covid-19.
Continua depois da publicidade
Chamado de "Esquenta do Carnaval 2023", o carnaval de rua fora de época previa a participação de 296 blocos já previamente inscritos, num total de 323 cortejos. O público estimado pela prefeitura para o evento é de 4,5 milhões de pessoas e cerca de 5.000 ambulantes seriam credenciados.
Assim como na realização da Virada Cultural 2022, o município pretende ser espalhado, com desfiles por várias regiões. Zonas leste e norte devem receber 32 e 33 blocos; o centro terá 66 cortejos e a zona oeste 155 blocos.
A prefeitura também estima que os locais com maior concentração de público, caso o evento seja realizado serão: Avenida Tiradentes, Avenida Ibirapuera, Avenida Henrique Schaumann, Avenida Faria Lima/Juscelino Kubitschek, Avenida Marquês de São Vicente, Avenida Luis Dumont Villares e o perímetro central da cidade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade