Cidade do litoral de SP cancela taxa de turistas em dezembro

Decisão ocorreu após representações apontarem possíveis irregularidades no processo licitatório

Cobrança foi adiada após enfrentar problemas técnicos na integração do sistema municipal com a plataforma da Prodesp, responsável pela arrecadação no governo do Estado de São Paulo

Três dias de viagem em Ilhabela entre praias paradisíacas, cachoeiras escondidas e passeios de jipe | Reprodução/Youtube

A Taxa de Preservação Ambiental (TPA), que começaria a ser cobrada nesta quinta-feira (18/12) em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, foi suspensa por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Continua após a publicidade

A decisão ocorreu após representações apontarem possíveis irregularidades no processo licitatório destinado à contratação da empresa responsável pela implantação, manutenção e gestão do sistema de pagamento virtual da tarifa. A previsão era de que a medida devia entrar em vigor na segunda quinzena de dezembro.

Continua após a publicidade

Em nota, a Prefeitura de Ilhabela informou que optou pela revogação da licitação para realizar ajustes no edital, com o objetivo de viabilizar a implementação da taxa ainda durante a temporada de verão 2025/2026.

Continua após a publicidade

O termo de revogação foi publicado no Diário Oficial do município em 19 de novembro. Uma nova licitação para a contratação da empresa responsável pela cobrança foi aberta nesta quinta-feira, mas o início da cobrança ainda não tem data definida.

Continua após a publicidade

Valores das taxas

Os valores definidos são:

Continua após a publicidade
  • Motocicletas: R$ 10;
  • Veículos de passeio, utilitários e kombis: R$ 48;
  • Vans: R$ 70;
  • Caminhões: R$ 70;
  • Micro-ônibus: R$ 100;
  • Ônibus: R$ 140.

A TPA foi aprovada pela Câmara Municipal de Ilhabela em setembro deste ano. Pelo projeto, veículos com placas de Ilhabela e da cidade vizinha de São Sebastião, além de ambulâncias e veículos oficiais, estariam isentos da cobrança.

Continua após a publicidade

A proposta prevê que turistas paguem R$ 19 em dias úteis e R$ 28,50 aos fins de semana para entrar no arquipélago por meio da balsa. Para a saída do município, o valor seria de R$ 48, independentemente do tempo de permanência.

Continua após a publicidade

Medidas semelhantes também já foram adotadas em outros destinos turísticos, como Ubatuba e São Sebastião, no litoral paulista, além de Fernando de Noronha (PE), Jericoacoara (CE) e Bombinhas (SC).

Continua após a publicidade

Formas de pagamento

O pagamento poderá ser realizado por meio de tags eletrônicas de pedágio, Pix, cartão de crédito ou débito, além de dinheiro nas cabines de apoio. Funcionários estarão no local para orientar motoristas e organizar o fluxo de veículos.