Congresso paga viagem de parlamentares

FOLGA. Parlamentares emendam Carnaval com viagens ao exterior pagas pelo Congresso; principal destino foi Barcelona

O Congresso só deve voltar as atividades após a Quarta-Feira de Cinzas, dia 6 deste mês

O Congresso só deve voltar as atividades após a Quarta-Feira de Cinzas, dia 6 deste mês | /Jose Cruz/Agência Brasil

Embora o feriado prolongado de Carnaval só tenha começado neste sábado, ao menos dez deputados e senadores emendaram ou pretendem emendar os dias de folga com viagens ao exterior pagas com dinheiro público. O “sacrifício” é para cumprir agendas de trabalho custeadas pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal. O principal destino foi Barcelona, na Espanha, um dos locais mais turísticos da Europa.

Continua após a publicidade

Nove parlamentares desembarcaram lá no fim de semana passado para participar do Mobile World Congress, um dos maiores eventos de telecomunicação do planeta realizado entre os dias 24 e 28 de fevereiro.

Continua após a publicidade

O senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) decidiu emendar a viagem com o Carnaval. Vai aproveitar para visitar outros destinos, como Sevilha, na Espanha, e Évora, em Portugal. Embora tenha pedido inicialmente que o Senado custeasse sua participação no evento, mudou de ideia e disse que vai pagar do próprio bolso. Ele viajou acompanhado da mulher.

Continua após a publicidade

Também estiveram no evento em Barcelona o senador Esperidião Amin (PP-SC) e a mulher dele, a deputada federal Ângela Amin (PP-SC). Eles voltaram nesta sexta, 1º, para o Brasil e, segundo a assessoria, vão passar o carnaval em Florianópolis. Nas redes sociais dela, é possível assistir a um vídeo do senador se divertindo com óculos de realidade virtual no evento.

Continua após a publicidade

Senado e Câmara pagaram todos os gastos da viagem do casal. Os valores do ingresso para participar do evento variavam de 799 euros a 4.999 euros. Apenas com passagem de ida e volta, na classe executiva, o Senado desembolsou R$ 30.356,19 para Esperidião. Com cinco diárias, foram gastos R$ 8.028,80. Os valores gastos com a viagem de Ângela ainda não estão disponíveis no portal da transparência da Câmara.

Continua após a publicidade

A assessoria de imprensa do senador justificou a viagem com o fato de ele integrar a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e que sua participação no congresso “oportuniza o aprofundamento dos debates sobre a evolução e o futuro de importante setor na conjuntura nacional e internacional”. O gabinete de Ângela Amin, por sua vez, afirmou que a deputada faz parte da Comissão de Tecnologia e Inovação da Câmara. Nenhum dos dois parlamentares apresentou projetos relacionados à área de tecnologia em toda vida parlamentar.

Continua após a publicidade

Também foram ao congresso em Barcelona o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), e os deputados Bilac Pinto (DEM-MG), Marcos Pereira (PRB-SP), Vitor Lippi (PSDB-SP), Jefferson Campos (PSB-SP) e André Figueiredo (PDT-CE). A passagem de Arolde de Oliveira, também na classe executiva, saiu por
R$ 17.836,94. Pelos cinco dias que passou no congresso de telecomunicações em Barcelona, o senador recebeu
R$ 7.987,20 em diárias do Senado. Ele já está de volta ao Brasil, onde passará o Carnaval.
(EC)