A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 04 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Conheça cinco projetos criados por estudantes para melhorar a educação e o meio ambiente

É comum associar as crianças ao futuro, porém, é preciso olhar com mais cuidado e atenção para elas no presente

LG Rodrigues

01/06/2022 às 14:20

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Iniciativas são encabeçadas por crianças e adolescentes que visam melhorar a educação e o meio ambiente

Iniciativas são encabeçadas por crianças e adolescentes que visam melhorar a educação e o meio ambiente | Ben Wicks / Unsplash

É comum associar as crianças ao futuro, porém, é preciso olhar com mais cuidado e atenção para elas no presente. Sujeitos plenos de experiências e direitos, elas têm sonhos, desejos, dificuldades e vontades próprias.  O Lunetas, espaço 100% dedicado à reflexão sobre a infância, lista a seguir 5 iniciativas encabeçadas por crianças e adolescentes que visam melhorar a educação e o meio ambiente.

Continua depois da publicidade

Plantando o futuro
Criado em 2016 por alunos e professores de uma escola em Santa Catarina, o projeto busca levar à comunidade a conscientização necessária para uma real mudança de atitudes em relação ao meio ambiente. Com o apoio da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), o grupo realiza rodas de conversa e atividades educativas com crianças e adolescentes da comunidade, mostrando como é possível começar o movimento de transformações que o meio ambiente precisa. 

Biofertilizante líquido natural
Jovens estudantes criaram um biofertilizante como alternativa ao uso de agrotóxicos, para ser utilizado na comunidade rural de Boa Água, no Estado do Ceará. O produto, além de substituir agrotóxicos, também dispensa o uso de água e adubo nas plantações, e ainda permite que as plantas cresçam mais rápido e mais fortes. 

Ecofossa
Ao descobrirem que 90% da água de uma reserva ecológica do litoral do Ceará estava contaminada, jovens estudantes criaram uma nova maneira de fornecer água potável, com baixo custo, a partir do uso da fibra do coco na construção de fossas ecológicas. Após muitos testes e de um estudo realizado junto à Universidade Federal do Ceará, foi comprovado que a fibra do coco reduz em 40% o custo das fossas. Além de impedir que dejetos entrem em contato com o solo, a ecofossa viabiliza plantações e construção de poços. 

Continua depois da publicidade

Projeto Arco-Íris
Desenvolvido durante a pandemia por duas adolescentes da cidade de São José dos Campos (SP), o projeto visa ajudar crianças a organizarem as atividades escolares. Com atendimento on-line, oferece brincadeiras e atividades extracurriculares para estimular a criatividade e melhorar o desempenho e a qualidade do aprendizado.

Tríplice Coroa
Após notarem que o Rio Tocantins, utilizado como importante meio de comunicação e transporte, estava sendo afetado pelo acúmulo de resíduos, estudantes desenvolveram um aplicativo para levar mais informações e instruções à população local sobre novas formas de reciclagem e compostagem. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados