Entre em nosso grupo
2
Iniciativa simboliza avanço das tecnologias sustentáveis no setor elétrico e reforça o compromisso das empresas com a descarbonização e a transição energética justa
Continua depois da publicidade
Painel 'Soluções Inovadoras para o Enfrentamento da Crise Climática' ocorre durante a COP30, em Belém | Reprodução YouTube | PARTIUBR
O JAQ H1, primeiro barco movido a hidrogênio verde dedicado à pesquisa e à conservação dos biomas brasileiros, será o cenário do painel “Soluções Inovadoras para o Enfrentamento da Crise Climática” durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, Pará.
Continua depois da publicidade
A iniciativa, promovida pelo Grupo Storm, produtora especializada em cinema ambiental, ocorre neste sábado (15/11), a partir das 14h, e reúne especialistas para discutir inovações e estratégias de mitigação da crise climática.
A iniciativa, apoiada por Itaipu Binacional e JAQ Apoio Marítimo, simboliza o avanço das tecnologias sustentáveis no setor elétrico e reforça o compromisso das empresas com a descarbonização e a transição energética justa.
O painel reúne Iara Cardoso (CEO do Grupo Storm e mediadora), André Pepitone (CFO da Itaipu Binacional), Rui Chammas (CEO da ISA Energia) e Cila Schulman (CEO do JAQ e gestora de crise e reputação) para discutir o papel do setor elétrico na mitigação da crise climática e nas soluções de baixo carbono.
Continua depois da publicidade
Durante o evento, será exibido o trailer da série docu-reality “Caça-Tempestades - Amazônia”, apresentada por Ernesto Paglia e lançada neste mês nos canais History e History 2.
Gravada na floresta amazônica, a produção investiga fenômenos climáticos extremos na região e mostra o papel da ciência e da comunicação na conscientização ambiental.
“O audiovisual tem o poder de tornar visíveis os impactos da crise climática e inspirar ações concretas. Ciência, cultura e comunicação caminham juntas na construção de soluções para o planeta. Iniciativas como o JAQ H1 simbolizam esse futuro sustentável que queremos comunicar”, afirma Iara Cardoso.
Continua depois da publicidade
Dados recentes reforçam a necessidade de ações coordenadas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil registrou aumento de 40% na incidência de raios nesta década em comparação à anterior.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta que dias com chuvas acima de 50 mm se tornaram mais frequentes e que a intensidade das rajadas de vento cresceu cerca de 10% no mesmo período.
Esses indicadores evidenciam o impacto crescente de eventos climáticos extremos sobre a infraestrutura energética e a necessidade de adaptação climática em todos os setores produtivos.
Continua depois da publicidade
A Itaipu Binacional, uma das maiores geradoras de energia limpa do mundo, apresentará suas iniciativas tecnológicas para a transição energética, incluindo pesquisa com hidrogênio verde, biocombustíveis sustentáveis e mobilidade elétrica.
O JAQ H1, embarcação utilizada no painel, reduz em até 80% as emissões de CO e simboliza o potencial de inovação no transporte aquaviário.
A empresa se mantém na vanguarda da adaptação climática, com investimentos em monitoramento hidrológico, previsão meteorológica e operações resilientes em suas usinas.
A ISA Energia reafirma seu compromisso com a neutralidade de carbono até 2050, por meio de ações de descarbonização da cadeia elétrica, inovação social e educação ambiental. Seu Plano de Adaptação e Resiliência Climática integra riscos e oportunidades ambientais na estratégia corporativa, com metas para enfrentar eventos extremos como secas, inundações e tempestades.
Continua depois da publicidade
O patrocínio à série “Caça-Tempestades - Amazônia”, vista por cerca de 40 milhões de pessoas, reforça o papel da empresa na conscientização sobre o aquecimento global e suas soluções.
Para Iara Cardoso, a COP30 é um marco da ação climática, em que ciência, tecnologia e comunicação se encontram para inspirar compromissos efetivos.
“Falar de crise climática é falar de soluções. O audiovisual é uma das formas mais poderosas de conectar ciência e emoção – e só quando a sociedade entende o problema, consegue agir coletivamente”, resume a diretora.
Continua depois da publicidade
Entre os dias 15 e 17 de novembro, o Grupo Storm liderará ainda outros três painéis na COP30, com foco em inovação na comunicação climática, educação ambiental e alianças entre ciência e cultura como caminhos para acelerar a ação global pela sustentabilidade.
Quando: Sábado (15/11), 14h | JAQ H1 - Barco de Hidrogênio Verde - Itaipu
Local: Avenida Marechal. Hermes, 3, Campina - Escadinha do Cais do Porto do Futuro
Painel: Soluções inovadoras para o enfrentamento da crise climática
Convidados: Iara Cardoso (CEO Grupo Storm), André Pepitone (Itaipu), Rui Chammas (ISA Energia) e Cila Schulman (CEO do JAQ e Gestora de Crise e Reputação) .
Lançamento: Série Caça-Tempestades - Amazônia, com apresentação de Ernesto Paglia
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade