Evolução será o critério de desempate no Carnaval de SP em 2025

Sorteio foi realizado pela Liga Independente das Escolas de Samba, na tarde desta segunda-feira (3/3)

Apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial acontecerá nesta terça-feira (4/3), a partir das 16h

Apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial acontecerá nesta terça-feira (4/3), a partir das 16h | Divulgação/Liga-SP

O sorteio realizado pela Liga Independente das Escolas de Samba, na tarde desta segunda-feira (3/3), determinou a ordem da leitura dos quesitos da apuração do Carnaval 2025 em São Paulo.

Continua após a publicidade

Caso necessário, o quesito para desempate será “Evolução” que poderá ser determinante para definir as campeãs. “Enredo” será o primeiro quesito a ser lido.

A apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial nesta terça-feira (4/3), começou 16h, no Sambódromo do Anhembi.

@@NOTICIA_GALERIA@@

Veja como será a leitura das notas dos nove quesitos, definida no sorteio:

Continua após a publicidade
  • Enredo;
  • Bateria;
  • Samba enredo;
  • Mestre-sala e porta-bandeira;
  • Comissão de frente;
  • Harmonia;
  • Alegoria;
  • Fantasia e;
  • Evolução.

 

Reproduzir vídeo

 

 

 

Reproduzir

–:–/–:–

Silenciar som

Continua após a publicidade
Minimizar vídeoTela cheia

 

Como será a apuração?

Durante a apuração, as notas são lidas por quesito e a menor delas é descartada. Ao final, as quantias são somadas e as duas escolas que tiverem as menores pontuações totais serão rebaixadas, disputando o Carnaval 2025 no Grupo de Acesso I.

As notas descartadas são sempre o primeiro critério de desempate a ser aplicado. Neste ano, o quesito “Evolução” foi sorteado para servir como o segundo critério. 

Continua após a publicidade

Como os jurados atribuem as notas?

No momento em que pisam na avenida, as escolas começam o desfile com nota 10 em todas as categorias.

A partir daí, os jurados do grupo Especial – cinco de cada categoria – recebem um manual e, a cada décimo tirado, devem justificar com base no documento. No momento da apuração, um quesito é descartado e as notas anunciadas serão quatro de cada categoria.

Continua após a publicidade

Além disso, os julgadores recebem uma pasta com o que foi planejado pela escola para comparar com o que foi apresentado durante o desfile.