Fundador do PT morre de forma trágica no litoral de São Paulo

Professor viajou com amigos para Ubatuba, onde foi encontrado inconsciente na Praia de Itamambuca

O professor José Alvaro Moisés foi um dos fundadores do PT

O professor José Alvaro Moisés foi um dos fundadores do PT | Reprodução/RedeTV

O professor aposentado José Alvaro Moisés, de 81 anos, morreu por afogamento na praia de Itamambuca, em Ubatuba, nesta sexta-feira (13/2). Ele tinha 81 anos.

Continua após a publicidade

Moisés lecionou na Universidade de São Paulo durante décadas, e é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, em 1980. A identidade da vítima foi confirmada na manhã deste sábado (14) pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) e pela Polícia Civil.

“É inacreditável, porque as ondas eram bem baixinhas. Não consigo acreditar. Fico com uma sensação horrível, de que talvez pudesse ter evitado. Foi uma tragédia”, lamentou a jornalista jornalista Renée Amazonas Castelo Branco, que viajou com o professor e outros amigos ao litoral norte.

O corpo de José será velado em São Paulo. A família ainda não informou data e horário da cerimônia.

Continua após a publicidade

O que aconteceu

De acordo com o boletim de ocorrência, o grupo chegou ao local por volta das 17h30. Algum tempo depois, os amigos perceberam a ausência do professor. Pouco depois, foram informados de que uma pessoa havia se afogado e sido socorrida por uma unidade do Samu.

Os amigos, então, decidiram ir até a funerária da cidade, onde constataram que a vítima era o professor.

Já o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) informou que os bombeiros foram acionados por banhistas, por volta das 17h40, para atender um homem de 81 anos que foi encontrado inconsciente na faixa de areia.

Continua após a publicidade

Ainda segundo o GBMar, quatro guarda-vidas e dois guarda-vidas temporários atuaram na ocorrência, com apoio de viaturas de resgate e suporte médico, mas o homem não resistiu.

A Praia de Itamambuca é conhecida por ser um dos destinos preferidos de surfistas no litoral norte paulista, pelas ondas mais intensas.

Quem foi José Álvaro Moisés

Professor titular da USP, José Álvaro Moisés era uma das maiores referências acadêmicas na área de democracia e instituições políticas. O professor também foi secretário do PT na década de 1980.

Continua após a publicidade

Em nota, a USP e outras instituições lamentaram a morte do professor.