Governo de SP anuncia R$ 58 milhões em obras de saneamento em São Sebastião

As obras serão executadas pela Sabesp, e beneficiarão moradores e turistas da região, além de promover a preservação ambiental

O governador, João Doria (PSDB), durante inauguração do Sistema de esgotamento sanitário de Barra do Una

O governador, João Doria (PSDB), durante inauguração do Sistema de esgotamento sanitário de Barra do Una | /Governo do Estado de São Paulo

O governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (15), um investimento de R$ 58 milhões em novos projetos de saneamento em Maresias, no município de São Sebastião, Litoral Norte do Estado. As obras serão executadas pela Sabesp, e beneficiarão moradores e turistas da região, além de promover a preservação ambiental.

Continua após a publicidade

O anúncio foi realizado durante a entrega de sistema de esgoto em Barra do Una e Engenho, na costa sul de São Sebastião, que recebeu investimentos de R$ 25,8 milhões pelo Programa Onda Limpa.

Continua após a publicidade

“Hoje estamos inaugurando esse novo sistema de esgoto de Barra do Una, uma obra muito importante com investimento expressivo, de quase R$ 26 milhões. E para Maresias são mais R$58 milhões. Ou seja nessas duas obras são R$ 80 milhões”, disse o governador João Doria (PSDB) durante o evento de anúncio das obras.

Continua após a publicidade

Tanto a obra entregue na região de Barra do Una quanto o novo investimento em Maresias atendem a uma demanda antiga do município de São Sebastião, por tratar-se de uma região turística com alta incidência de imóveis de temporada e pousadas, além de atender uma parcela significativa da população local. Os serviços também terão peso importante na preservação ambiental desse trecho do litoral.

Continua após a publicidade

Em Maresias, serão executadas as implantações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e da Estação Elevatória de Esgotos (EEE1). A ETE Maresias vai ter capacidade máxima para tratar 122 litros de esgoto por segundo. A previsão é que os serviços sejam concluídos em 2024, com investimento de R$ 29 milhões. O pacote de obras também inclui redes de esgotamento, num investimento de R$ 28,95 milhões. No total, os trabalhos vão beneficiar 10,2 mil pessoas (considerando-se população fixa e flutuante de Maresias) e gerar, diretamente, 270 novos empregos.

Continua após a publicidade

As obras implicarão na melhoria da qualidade de vida dos moradores e na ampliação da infraestrutura sanitária (elevando consideravelmente a cobertura do sistema de esgotamento sanitário), além de aumentar os índices de balneabilidade do município de São Sebastião e de toda região costeira.

Continua após a publicidade

“Essas são obras importantes para São Sebastião. É uma região de grande importância turística e ambiental. O que estamos fazendo aqui é cuidar das pessoas e do meio ambiente”, explicou o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Continua após a publicidade

Após a assinatura do contrato de prestação de serviços com a Sabesp, última etapa após o convênio assinado em 2020, a previsão de investimentos para São Sebastião é de R$ 610 milhões, sendo R$ 388,7 milhões em esgotamento sanitário e R$ 200,7 milhões em abastecimento de água.

Continua após a publicidade

Obras inauguradas

Continua após a publicidade

As obras em Barra do Una e Engenho fazem parte da segunda fase de um amplo pacote de investimentos e incluem serviços complementares para a Estação de Tratamento de Esgoto, estações elevatórias e tubulações, além da interligação das redes já instaladas. A primeira fase foi composta por assentamento de redes coletoras e pelo início da construção da ETE que, no futuro, também vai beneficiar a Jureia.

Continua após a publicidade

A nova fase que acaba de ser concluída foi iniciada há dois anos e recebeu investimentos de R$ 25,8 milhões. Os serviços executados pela Sabesp consistiram no assentamento de mais de 11 km de redes para os bairros Una-Engenho. A entrega do sistema resulta no atendimento a 1.428 ligações de esgotos e benefício a 32.592 habitantes, incluindo o público da alta temporada.

Continua após a publicidade

Para o presidente da Sabesp, Benedito Braga, a parceria com a prefeitura foi essencial para os investimentos. “Esse trabalho em sinergia possibilitou que as obras fossem realizadas. Estamos levando saneamento para essa região e isso significa levar também saúde e qualidade de vida para a população”, disse.

Continua após a publicidade

Novos convênios

Continua após a publicidade

Doria também autorizou o repasse de R$ 8 milhões para o município de São Sebastião, por meio de convênios a serem firmados entre a prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado. Serão liberados R$ 5 milhões para obras de infraestrutura urbana e R$ 2,1 mi para serviços pavimentação no âmbito do Programa Nossa Rua. O restante dos recursos será aplicado na construção de calçadas acessíveis e na reforma de praça e quadra poliesportiva.