Homem morto após fazer 13 crianças reféns em escola no Paraná é o mesmo que tentou empurrar mulheres nos trilhos do Metrô de SP em 2021

Documentos policiais e registros hospitalares permitiram confirmar a identidade e esclarecer a ligação entre os dois episódios

Imagens de segurança registraram o momento em que as passageiras conseguiram se desvencilhar da tentativa de agressão na estação Sé em abril de 2021.

Imagens de segurança registraram o momento em que as passageiras conseguiram se desvencilhar da tentativa de agressão na estação Sé em abril de 2021. Foto: Reprodução/Câmeras de Segurança/TV Globo

O homem que morreu após manter crianças reféns em uma unidade de educação infantil no Paraná tinha sido detido em São Paulo por uma ocorrência registrada em 2021. A informação foi confirmada pelo g1, que cruzou dados de identificação e documentos relacionados à ocorrência registrada na capital paulista.

Continua após a publicidade

Caso em Curitiba terminou com intervenção policial

O homem, de 40 anos, invadiu um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no bairro São Braz, em Curitiba, na tarde de sexta-feira (09/10). Ele estava armado com uma faca e manteve 13 crianças sob ameaça.

As forças de segurança tentaram negociar com o invasor por mais de duas horas. A operação terminou com a morte do homem durante a intervenção policial, segundo informações divulgadas pelas autoridades estaduais.

As crianças foram retiradas do local. A ocorrência também mobilizou equipes de atendimento para prestar assistência aos alunos e aos familiares.

Continua após a publicidade

A Prefeitura de Curitiba informou que quatro crianças encaminhadas a uma unidade de pronto atendimento após o episódio receberam alta no dia seguinte. O município também organizou os trabalhos necessários para preparar a escola para a retomada das atividades.

O que aconteceu no Metrô de SP em 2021?

A ocorrência anterior aconteceu em 23 de abril de 2021, na estação Sé, que atende a Linha 3-Vermelha do Metrô de SP. Na ocasião, o homem tentou empurrar mulheres que aguardavam na plataforma em direção aos trilhos.

O episódio ocorreu quando um trem se aproximava da estação. Imagens de câmeras de segurança mostraram as passageiras conseguindo se desvencilhar da ação.

Continua após a publicidade

Na época, a polícia deteve o homem. Por decisão judicial, ele foi internado em uma unidade hospitalar a pedido da Polícia Civil.

Documentos confirmaram a ligação entre os casos

A identificação foi estabelecida por meio da comparação de dados pessoais e da data de nascimento do homem com registros da ocorrência paulista.

Entre os documentos consultados estavam um boletim de ocorrência e um registro de alta hospitalar. A apuração jornalística utilizou esses dados para confirmar que se tratava da mesma pessoa.

Continua após a publicidade

Os registros também indicam que o homem recebeu alta do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário em 2 de julho de 2021. A informação ajuda a reconstituir o histórico do atendimento após o episódio na estação Sé.

A relação entre os dois casos foi divulgada após a apuração sobre a ocorrência em Curitiba. Os registros de 2021 permitiram estabelecer a ligação com a tentativa de empurrar passageiras nos trilhos do transporte paulistano.

O caso de Curitiba segue como referência para a apuração das circunstâncias da invasão e da intervenção das forças de segurança. Já o episódio no Metrô de SP permanece documentado nos registros policiais e hospitalares citados na investigação jornalística.