Entre em nosso grupo
2
Dois pacientes testaram positivo para a doença em dois períodos diferentes
20/07/2020 às 13:51
Continua depois da publicidade
Objetivo é minimizar o impacto da nova variante do coronavírus | CDC/Unsplash
O Hospital das Clínicas, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), investiga a possibilidade de que dois pacientes tenham sido reinfectados pela Covid-19.
Continua depois da publicidade
De acordo com a instituição, os dois pacientes testaram positivo para a doença em dois períodos diferentes. No entanto, o hospital ressaltou que a reinfecção é uma “hipótese ainda pouco provável por não ter sido constatada em nenhum outro caso registrado pela literatura médica internacional”.
Em nota, o hospital revela que os resultados positivos podem ter relação com outro vírus em um momento em que havia fragmentos ou vírus inativos causadores da Covid-19.
Leia mais:
Continua depois da publicidade
Os pacientes estão realizando outros exames para verificar a presença de outro vírus que possa ter causado o reaparecimento dos sintomas. O hospital não revelou informações dos pacientes ou sobre o estado de saúde deles.
Anticorpos
Os cientistas não conseguiram informar se há a possibilidade de se infectar mais de uma vez pela Covid-19.
Continua depois da publicidade
No entanto, há cerca de um mês, uma pesquisa chinesa publicada na revista científica Nature Medicine mostrou que os níveis de anticorpos em recuperados diminuíram rapidamente em dois a três meses após a infecção.
O estudo avaliou 37 pacientes sintomáticos e 37 assintomáticos apresentaram anticorpos IgG. A porcentagem média de declínio foi de mais de 70% nos pacientes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade