A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 11 Outubro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Lula diz a empresários que disputa entre PT e PSDB era 'um luxo'

Ex-presidente chegou a dizer que os dois, ele e Alckmin, parecem um casal que está junto há mais de 50 anos

Maria Eduarda Guimarães

29/06/2022 às 11:45  atualizado em 29/06/2022 às 11:55

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Alckmin e Lula

Alckmin e Lula | Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a se reunir com empresários em um jantar nesta terça-feira (28), em São Paulo. O encontro já está sendo considerado por pessoas próximas um dos mais bem-sucedidos entre o petista e representantes do setor até este momento da pré-campanha.

Continua depois da publicidade

Segundo participantes, o jantar consolidou a ruptura de uma barreira que ainda se impunha entre Lula e o PIB. O ex-presidente está cada vez mais à vontade para dialogar com representantes do mercado financeiro e da classe empresarial, ao passo em que o grupo, antes pouco disposto, se mostra mais interessado em ouvi-lo.

Na ocasião, Lula disse aos presentes que não haverá sustos ou surpresas em um eventual novo governo seu e que nenhuma mudança brusca será proposta sem antes ser pactuada com a sociedade.

O entrosamento entre o petista e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) também se destacou à mesa. Bem-humorado, o pré-candidato a vice-presidente fez piadas e brincou o tempo todo com os convidados. Lula chegou a dizer que os dois parecem um casal que está junto há mais de 50 anos.

Continua depois da publicidade

Alckmin falou aos presentes sobre a importância de políticas adotadas durante os governos Fernando Henrique Cardoso e do legado dos mandatos de Lula em diversas áreas, dizendo que o país viveu uma era virtuosa sob os dois.

Lula emendou e disse que a disputa histórica entre PT e PSDB foi "um luxo" para o Brasil. Segundo o ex-presidente, as siglas discutiam, divergiam e davam "caneladas", mas no final de um comício se encontravam e brindavam com um chope por se respeitarem e terem um compromisso com o país.

Este foi mais um aceno do ex-presidente ao PSDB após o mal-estar causado pela declaração de que a legenda tinha acabado. A fala foi feita por ele no final de maio, durante evento na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Organizado pelos advogados Marco Aurélio de Carvalho, Sérgio Renault e Pierpaolo Cruz Bottini, o jantar desta terça foi sediado no apartamento de Renault, nos Jardins, na capital paulista.
Antes do evento, uma fila de funcionários e moradores do prédio formou-se na garagem para recepcionar o pré-candidato do PT ao Palácio do Planalto e fazer fotos com ele.

O jantar reuniu cerca de 30 pessoas. Estiveram lá os empresários João Camargo, Cândido Pinheiro, Pedro Silveira, Rosângela Lyra, Carlos Sanchez, Matheus Santiago, entre outros.

O ex-ministro Aloizio Mercadante e o economista Gabriel Galípolo, que encabeçam as discussões na área econômica para o plano de governo do PT, o deputado estadual Emidio de Souza (PT), o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macêdo, e os advogados Gabriela Araujo e Nelson Wilians também compareceram.

Continua depois da publicidade

No domingo (26), o petista já havia participado de um encontro com cerca de 200 empresários e juristas, organizado pelo grupo Prerrogativas.

Como mostrou a coluna no início deste mês, Lula e setores do PT avaliaram que chegou o momento de o ex-presidente abrir a agenda, de forma mais ampla, para dialogar com o empresariado.

Os encontros dele com representantes do PIB, até então, tinham sido restritos a praticamente reuniões com velhos conhecidos, como Abilio Diniz e José Seripieri Junior, da Qsaúde.

Continua depois da publicidade

A permanência de Lula em ampla vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas fez crescer a fila de empresários, banqueiros e entidades representativas que aguardam para conversar com ele.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados