Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra sarampo

População de 20 a 49 anos tem até o dia 31 de agosto para se imunizar

Para receber a primeira dose do imunizante, os idosos devem comparecer em uma das 13 unidades levando documento de identidade

Para receber a primeira dose do imunizante, os idosos devem comparecer em uma das 13 unidades levando documento de identidade | DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE GUARUJÁ

O Ministério da Saúde ampliou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo até 31 de agosto para a população de 20 a 49 anos. Segundo dados das secretarias estaduais de saúde, registrados nos Sistemas de Informação do Programa Nacional de Imunizações, foram vacinadas 3,7 milhões de pessoas até o dia 15 de julho.

Continua após a publicidade

Na quarta fase da vacinação, o público-alvo é equivalente a 90 milhões de pessoas. Se a pessoa não tomou nenhuma dose da vacina, perdeu o cartão ou não se lembra, deve receber apenas uma dose da vacina. A situação vacinal poderá ser avaliada pela unidade básica de saúde, mas é preciso levar um documento e o cartão de vacinação.

Continua após a publicidade

Doença

Continua após a publicidade

O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Segundo os especialistas, um infectado pode transmitir a doença para até outras 18 pessoas. A doença é transmitida através da via aérea ao tossir, espirrar ou falar. Não é preciso contato direto para a infecção acontecer, pois o vírus pode se disseminar a metros de distância pelo ar.

Continua após a publicidade

Os sintomas da doença são: febre, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes), fotofobia (sensibilidade à luz) e pequenas manchas brancas dentro da boca.

Continua após a publicidade

Gestantes

Continua após a publicidade

A vacina é contra-indicada durante a gestação, pois a gestação tende a diminuir a imunidade da mulher. A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres evitem a gravidez até um mês após a vacinação.

Continua após a publicidade

Casos

Continua após a publicidade

Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2020, até 27 de junho, há 5.642 casos confirmados de sarampo em 21 estados. O Brasil também registrou cinco mortes pela doença, três no Pará, uma no Rio de Janeiro e uma em São Paulo.