Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ministro dos Transportes promete renovação automática da CNH para o 'bom condutor' | Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
O governo federal deve lançar, na próxima terça-feira (9/12), um novo aplicativo que permitirá iniciar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a obrigatoriedade de frequentar autoescola.
Continua depois da publicidade
Batizado de “CNH do Brasil”, o app será apresentado em cerimônia no Palácio do Planalto.
Antes da proposta, o valor para obter a CNH pode chegar a R$ 3,2 mil. Com a mudança, o custo para obter a CNH pode ficar até 80% mais barato, com a possibilidade de aulas online no novo modelo.
O Ministério dos Transportes é responsável pela medida. Segundo o ministro Renan Filho (MDB-AL), a proposta já está pronta e apenas aguarda o aval da Presidência.
Continua depois da publicidade
Segundo o ministro dos Transportes, a ferramenta será uma atualização do aplicativo já existente Carteira Digital de Trânsito (CDT), e irá integrar as novas regras aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na última segunda-feira (1º/12).
A mudança foi proposta pelo governo e altera procedimentos de formação de condutores no País.
O ministro afirma que os departamentos estaduais de trânsito (Detrans) já foram comunicados e estão acompanhando o processo de implementação. A expectativa é que o aplicativo facilite o acesso ao documento, reduzindo custos para os candidatos e modificando parte da estrutura atual do setor.
Continua depois da publicidade
As regras recém-aprovadas definem como será o processo de formação para quem optar por não passar por autoescolas, que passam a deixar de ser obrigatórias, mas podem continuar oferecendo cursos e treinamento prático.
Entenda como será o processo de obtenção da CNH:
O candidato precisa ter pelo menos 18 anos, saber ler e escrever, possuir documento de identidade e estar inscrito no CPF.
Continua depois da publicidade
Quem optar por fazer o curso teórico à distância poderá confirmar a identidade de forma digital, usando a conta gov.br.
O candidato poderá solicitar a abertura do processo de forma digital, pelo aplicativo, site ou presencialmente no Detran de seu estado.
Todo o andamento da solicitação poderá ser acompanhado on-line, pelo Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).
Continua depois da publicidade
Após a formalização do requerimento, o candidato passa à etapa teórica. O curso deixa de ser exclusividade das autoescolas, e o aluno poderá deixar de ser obrigado a cumprir as 45 horas de aula teórica.
O candidato irá decidir como e onde aprender, seja presencialmente, on-line ou em um formato híbrido.
O aluno pode escolher entre fazer um curso on-line oferecido pelo Ministério dos Transportes, estudar em autoescolas tradicionais, ou optar por cursos oferecidos por instituições públicas de trânsito.
Continua depois da publicidade
Após concluir o curso teórico, é preciso realizar a coleta biométrica, com foto, digitais e assinatura, no Detran de seu estado.
Sem esse registro, não é possível dar início ao processo. A biometria será usada em todas as etapas seguintes, inclusive nas provas,
garantindo que o exame seja realizado pelo próprio candidato.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade