Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Enel-SP garantiu ter removido no primeiro semestre mais de 5 mil quilos de cabos e equipamentos irregulares | Divulgação/Enel
Os postes de energia concentram equipamentos essenciais para que a eletricidade e as telecomunicações cheguem a casas, comércios e espaços públicos. Mas você entende o funcionamento da estrutura tão comum em ambientes urbanos?
Continua depois da publicidade
O emaranhado de fios visível nos postes, especialmente em áreas adensadas, costuma pertencer à rede de energia, aos cabos de telecomunicação e às ligações irregulares, que causam o aspecto de sobrecarga e podem trazer riscos.
A Enel disse ter intensificado as ações contra a ocupação irregular de sua infraestrutura, considerado pelos técnicos um dos maiores desafios no compartilhamento de postes com operadoras de telecomunicações.
Já a vereadora paulistana Cris Monteiro (Novo) tem um projeto na Câmara Municipal para organizar a rede elétrica e enterrar a fiação da cidade.
Continua depois da publicidade
"Essa bagunça de fios não estraga somente a paisagem: é extremamente vulnerável e representa um risco à segurança", explicou a parlamentar.
No primeiro semestre de 2025, ainda de acordo com a Enel, a distribuidora removeu mais de 5 mil quilos de cabos e equipamentos irregulares e regularizou cerca de 27 mil pontos em sua área de concessão.
Entre as principais irregularidades encontradas pelas estavam:
Continua depois da publicidade
“O combate às irregularidades na infraestrutura é essencial para a segurança de todos, contribuindo para um ambiente urbano mais organizado, inteligente e sustentável”, informou a Enel por meio de nota.
Em 2023, os Ministérios das Comunicações e de Minas e Energia lançaram o programa Poste Legal, para regulamentar o compartilhamento de postes por empresas de energia elétrica e telecomunicações, como de internet e TV por assinatura, no Brasil.
Além disso, um projeto no Senado Federal pretende uniformiza as regras para o compartilhamento de infraestrutura entre distribuidoras de energia elétrica, prestadoras de serviços de telecomunicações e empresas do setor de petróleo.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Enel, a estrutura de um poste pode ser de concreto, aço ou fibra, escolhida conforme a necessidade de cada local. Em áreas urbanas, o concreto é mais comum por sua durabilidade.
Já em regiões costeiras, como o litoral paulista, materiais resistentes à corrosão, como fibra, são cada vez mais utilizados para garantir maior vida útil.
No topo, fica o braço com as luminárias - hoje, em grande parte de LED, mais econômicas e eficientes. Logo abaixo, estão os transformadores, que reduzem a alta tensão da rede para níveis que usados pela população em casa (127V ou 220V).
Continua depois da publicidade
Componentes como fusíveis e chaves atuam como um sistema de proteção, evitando sobrecargas e curtos-circuitos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade