Polícia Militar anuncia o reforço da Tropa de Choque em Guarujá

Comandante geral da PM do Estado atendeu reivindicação do secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá

Reunião aconteceu nesta terça-feira no Comando Geral da PM de São Paulo

Reunião aconteceu nesta terça-feira no Comando Geral da PM de São Paulo | DIEGO MARCHI/PMG

Em resposta à reivindicação do Município de Guarujá, a Polícia Militar do Estado de São Paulo anunciou, em audiência realizada na tarde desta terça-feira (30), no Comando Geral da PM de São Paulo, o imediato reforço da Tropa de Choque na Cidade. O apoio foi garantido pelo comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Cássio Araújo de Freitas, que recebeu uma comitiva da Prefeitura de Guarujá.

Continua após a publicidade

Na ocasião, o comandante da PM paulista também anunciou o reforço do policiamento de trânsito, responsável pela organização de blitze preventivas com motoristas. Cássio Araújo de Freitas recepcionou o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Sandro Pereira; o comandante da Guarda Civil Municipal, Luiz Carlos Mariano e o subcomandante, Edernilo Ribeiro.

“Guarujá terá todo o apoio necessário, vamos intensificar as nossas ações. Diante de situações de emergência, as tropas especializadas descem para ajudar e é o que está sendo feito neste momento”, afirmou o Coronel Cássio Araújo.

A reivindicação de apoio às forças policiais do Estado foi formalizada em razão de recentes ocorrências na Cidade. Durante a audiência, o secretário de segurança de Guarujá apresentou um levantamento das ocorrências dos últimos 60 dias, bem como os fortes investimentos realizados pela Prefeitura em apoio às forças de segurança.

Continua após a publicidade

“Temos trabalho duro para aumentar a segurança na Cidade e essa é mais uma ação para garantir o ordenamento e inibir a criminalidade. Guarujá tem atendido à risca a determinação do prefeito Válter Suman, de reforçar ao máximo o apoio às polícias Militar e Civil”, garantiu Sandro Pereira.

O comandante geral da PM revelou que há um estudo de projeto piloto de policiamento específico para Guarujá. Ele também citou o adiantado das obras do 21º Batalhão da PM, mais uma parceria do Estado com a Prefeitura, que formalizou a doação de terreno em área nobre da região da Enseada, na Avenida Atlântica, 380. Em breve, será mais um reforço para o policiamento local, com o apoio das forças táticas.

APOIO
A Prefeitura de Guarujá investiu pesado em apoio às forças de segurança do Estado e garantir o ordenamento da Cidade nos últimos anos. A Guarda Civil Municipal (GCM) ampliou o seu efetivo, com o reforço de 75 agentes concursados, totalizando 352 GCMs na corporação. E há previsão de contratação de novos agentes concursados ainda em 2023.

Continua após a publicidade

A Guarda Municipal, além de regulamentar o uso de arma de fogo, redistribuiu o efetivo, por meio das coordenadorias de Vicente de Carvalho, Enseada e Centro. Outro investimento foi a reestruturação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que é o grupamento especializado da GCM responsável pelo atendimento operacional para ações de pronto emprego e de procedimentos de alta complexidade.

MONITORAMENTO
O Município acaba de reforçar o monitoramento por câmeras na região do Pernambuco, que recebeu 59 novas câmeras, que se juntaram a outras 2.010 instaladas em 72 próprios públicos e diversas vias da Cidade.

OPERAÇÃO DELEGADA

Continua após a publicidade

A Prefeitura renovou o Programa de Atividade Delegada, que reforça o policiamento nas ruas. O investimento mensal é o equivalente a R$ 177,1 mil, com o reforço de 600 policiais militares por dia, num convênio de cinco anos.