Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O presidente da sigla entendeu que o processo de expulsão seria mais lento
04/05/2022 às 09:05 atualizado em 04/05/2022 às 09:21
Continua depois da publicidade
Camilo Cristófaro | CMSP
Após ser flagrado proferindo uma fala de cunho racista durante uma sessão na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Camilo Cristófaro foi desfiliado do PSB. O presidente do partido em SP, Jonas Donizette, entendeu que, caso decidisse por expulsar o vereador do partido, teria de passar por um processo mais lento. Então, usou de um pedido de afastamento já feito anteriormente pelo vereador. Ao aceitar o pedido de afastamento, ele viabiliza que o parlamentar deixe suas atividades na Casa.
Continua depois da publicidade
"Ele já vinha me ligando, afirmando que queria a desfiliação. Estávamos tentando segurá-lo. Mas, diante do fato gravíssimo de manifestação de racismo, que vai contra os princípios do PSB, o desligamento foi aceito", afirma Donizette.
Agora, de acordo com o presidente da sigla, Cristófaro não faz mais parte do PSB, deixa a lista de filiados e não será candidato nas próximas eleições. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
Relembre o caso
Continua depois da publicidade
Durante uma sessão realizada nesta terça-feira (3), a vereadora Luana Alves (PSOL) acusou o vereador Camilo Cristófaro de proferir uma frase com cunho racista na Câmara Municipal de São Paulo.
Em um vídeo que estava sendo gravado e transmitido pela Casa, Camilo é flagrado dizendo "não lavaram a calçada. É coisa de preto, né?".
Assista ao vídeo do momento em que a frase é dita:
Continua depois da publicidade
"Um processo de expulsão levaria um tempo muito maior, com direito ao contraditório, ampla defesa. Como Cristófaro já queria sair da legenda, nós nos antecipamos e aceitamos a desfiliação", completa o presidente do partido em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade