Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Maior comunidade estrangeira em Portugal é a brasileira, que está entre os principais afetados pela mudança | Pexels
O Parlamento de Portugal aprovou, nesta quarta-feira (16/7), uma série de medidas que mudam significativamente a política migratória do país europeu. A maior comunidade estrangeira no país é a brasileira, que está entre os principais afetados pela mudança.
Continua depois da publicidade
Aprovadas com o apoio da coalizão de direita e do partido de extrema-direita Chega, as novas medidas foram votadas em tempo recorde de apenas 16 dias úteis. Agora, segue para sanção do presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
Entre as principais mudanças estão a restrição na concessão de vistos de trabalho, agora limitados a imigrantes altamente qualificados, e o endurecimento das regras para o reagrupamento familiar.
No caso dos brasileiros, veja o que será mais afetado pelas novas regras:
Continua depois da publicidade
As novas medidas também incluem a criação de uma nova unidade policial dedicada ao combate à imigração ilegal e à execução de deportações. O Governo de Portugal notificou em junho 5.386 brasileiros a deixarem o país no prazo de 20 dias, sob pena de expulsão.
Durante a votação, dezenas de imigrantes e apoiadores compareceram ao Parlamento vestidos de preto, em protesto silencioso contra as medidas.
O deputado socialista Pedro Delgado Alves acusou o governo de “atropelar” o processo legislativo e de se deixar “sequestrar pela extrema-direita”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade