São Caetano do Sul está integrando o Prontuário Eletrônico em toda a rede municipal da Saúde. O objetivo é realizar atendimento mais ágeis e eficientes. A tecnologia está presente em mais de 60 setores, somando hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), unidades especiais de atendimento e departamentos administrativos.
O objetivo é implantar a tecnologia no CEM (Centro de Especialidades Médicas), no Bairro Fundação, e no CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial), no Bairro Santa Maria, integrando toda a rede municipal.
O prontuário armazena todas as informações do paciente, ou seja, ele não precisará realizar um novo cadastro quando for para a unidade. O programa integra todos os setores da rede municipal.
“Agora o médico solicita o exame na frente do paciente, na tela do computador. E, em poucos minutos, a Central já agenda com o laboratório. Todos integrados ao mesmo sistema. O que levava dias agora é resolvido na hora”, informa o gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde, Jorge Bastos, responsável pela implantação do Prontuário Eletrônico na rede. “É claro que, pela grande demanda, há espera de atendimento em algumas especialidades. Mas a questão burocrática ganhou muito mais agilidade”, complete o gerente.
“A assistência à saúde se faz baseada no tripé de acesso às consultas, ao diagnóstico terapêutico (exames) e ao bem farmacêutico. Com o Prontuário Eletrônico, fortalecemos todas essas etapas. É um sistema de excelência, que eleva ainda mais o padrão de atendimento da nossa rede, e que vai ao encontro da nossa prioridade, que é cuidar das pessoas”, diz o prefeito José Auricchio Júnior.
A tecnologia garante segurança aos pacientes, pois os relatórios em papéis poderiam ser extraviados. O programa também evita a repetição de exames, já que armazena todos os dados.
“Hoje o resultado do exame fica disponível para os médicos de toda a rede, tanto ambulatorial quanto hospitalar. No caso de um exame invasivo, como uma colonoscopia, a repetição gerava sofrimento ao paciente. Isso acabou”, finaliza Jorge.
A secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, destaca que o sistema resultará em uma economia. “O Prontuário Eletrônico traz confiabilidade, racionalidade e economicidade de tempo e de papel, além de acabar com o desgaste do paciente de levar guias de uma unidade para outra. É a organização completa da rede. Inteligência a serviço da Saúde”, ressalta Zetone.
