A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 03 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

São Paulo ultrapassa 100 casos suspeitos de intoxicação por metanol

Até agora, 10 estabelecimentos foram interditados após fiscalização

Yasmin Gomes

03/10/2025 às 18:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Diante do surto de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas, o Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação preliminar

Diante do surto de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas, o Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação preliminar | Kittisak Kaewchalun/Canva

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo atualizou, nesta sexta-feira (3/10), para 102 casos, entre investigados e confirmados, de intoxicação por metanol.

Continua depois da publicidade

Segundo o novo balanço, são 11 casos confirmados, com um óbito, na Capital. Outros 91 casos são investigados, sendo oito óbitos em investigação – cinco na Capital, dois em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista e um em Cajuru, no interior.

Até agora, 10 estabelecimentos foram interditados após fiscalização e 30 pessoas foram presas ao longo deste ano. Somente nesta semana foram apreendidas 4.500 garrafas.

Nesta sexta-feira (3/10), o Governo de São Paulo anunciou a compra e distribuição imediata de 2 mil novas ampolas de antídoto para o tratamento de pacientes com intoxicação por metanol. Além desse reforço, já havia 500 unidades em estoque nos serviços de referência do Estado, assegurando a manutenção de uma reserva adequada para atender necessidades assistenciais.

Continua depois da publicidade

Diante do surto de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas, o Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação preliminar.

Apreensões

Como resultado das fiscalizações, sete estabelecimentos foram interditados até a tarde desta quinta (2/10). O número de prisões no ano subiu para 24 após a detenção de duas mulheres com 162 garrafas de uísque falsificadas no município de Dobrada, na região de Araraquara, no interior de São Paulo. As bebidas estavam sem documentação fiscal e possuíam rótulos desconhecidos no Brasil.

Na capital paulista, a Polícia Civil investiga dois irmãos suspeitos de adulterar bebidas alcoólicas com metanol em um imóvel no Jardim Campo Limpo, na zona sul.

Continua depois da publicidade

Três bares na Grande São Paulo foram interditados. A Vigilância Sanitária de São Paulo lacrou nesta quarta-feira (1º/10) um lote com 128 mil garrafas de vodca em Barueri, na Grande São Paulo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados