A Polícia Civil de São Paulo investiga dois irmãos suspeitos de adulterar bebidas alcoólicas com metanol em um imóvel no Jardim Campo Limpo, na zona sul da capital paulista.
A ação ocorreu na quarta-feira (1º/10), após denúncia anônima. No local, os agentes apreenderam 1,8 mil lacres e tampas de marcas nacionais e importadas, além de garrafas vazias.
Na casa de um dos suspeitos, havia lacres e tampas de uísques guardados em sacos e caixas, em um quarto nos fundos. Em outro cômodo foram localizados materiais semelhantes, como tampas e lacres de diferentes marcas. Todo o material foi encaminhado para a perícia.
Um dos investigados, de 52 anos, já havia sido indiciado em 2022 por falsificação de bebidas. Na ocasião, os policiais apreenderam bebidas adulteradas no mesmo endereço.
Segundo o boletim de ocorrência, a suspeita é de que os irmãos substituíam o conteúdo de garrafas de marcas importadas e mais caras por líquidos de bebidas mais baratas ou produzidas artesanalmente.
Depois, tampas e lacres falsificados eram adicionados aos produtos. Dessa forma, as bebidas eram comercializadas como se fossem originais.
O caso foi registrado no 37º Distrito Policial (Campo Limpo) como falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de bebidas, crime previsto no artigo 272 do Código Penal. A dupla continua sendo investigada.
Ainda esta semana
Outras duas pessoas foram presas em Americana, no interior de São Paulo, durante uma operação da Polícia Civil de São Paulo de combate à falsificação de bebidas alcoólicas, na terça-feira (30/9).
Os agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) cumpriram três mandados de busca e apreensão em uma chácara usada para falsificar e envasar esse tipo de produto.
Além disso, a Vigilância Sanitária de São Paulo, em conjunto com a Polícia Civil, interditou nesta terça-feira (30/9) dois bares na capital paulista e um estabelecimento em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Isso ocorreu após a suspeita de comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol.
