Ao menos seis pessoas tomaram uma terceira dose da vacina contra o coronavírus na Grande SP. Os casos ocorreram nas cidades de Guarulhos, São Caetano do Sul e também na Capital. As fraudes foram denunciadas ao Ministério Público e os casos serão investigados.
Quatro pessoas foram denunciadas, entre elas, uma veterinária de Guarulhos, e outras três pessoas, uma dentista, uma psicóloga e um professor, em São Caetano do Sul, no ABC Paulista.
Além disso, a Prefeitura de São Paulo identificou dois médicos que tomaram três doses das vacinas contra a Covid-19 na capital paulista. O texto conta com informações do “G1”.
Segundo a gestão municipal, os médicos tomaram duas doses da Coronavac e depois a 1ª dose da vacina da Pfizer. Um dos médicos é da cidade de Diadema, na Grande SP, e outro da rede municipal da capital paulista.
De acordo com a prefeitura, eles foram até um drive-thru da cidade que estava sem sistema e tomaram a terceira dose da imunização, burlando o sistema de vacinação municipal.
A fraude só foi identificada após as anotações manuais terem sido inseridas no sistema de informatizado, que apontou que eles já tinham tomado as duas doses da Coronavac.
No caso do médico da capital paulista, não houve até o momento representação ao Ministério Público de São Paulo do caso.
Na cidade de Guarulhos, uma veterinária também burlou o sistema de vacinação e tomou três doses de vacinas contra a Covid-19. Jussara Sonner foi vacinada com as duas doses da Coronavac em fevereiro e março na UBS Vila Fátima, e, e tomou a dose única da Janssen na UBS Uirapuru na quarta-feira (30) por vontade própria.
Quando questionada por uma outra pessoa na publicação como tinha conseguido burlar o sistema de vacinação, Jussara informou que foi até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que estava sem computadores para verificar se o nome dela já constava no sistema de vacinação.
“Uma sorte, anotaram meu nome em uma folha timbrada, quando cair no sistema já será tarde”, afirmou.
A Secretaria Municipal da Saúde abriu um procedimento interno para apurar que tipo de falha pode ter ocorrido no sistema da UBS para que a mesma pessoa fosse vacinada duplamente com imunizantes diferentes.
O Ministério Público de Guarulhos disse ao “G1” que foi comunicado pela Prefeitura de Guarulhos sobre o caso às 16h25 de quinta (1), mas a representação para a Promotoria Criminal de Guarulhos ainda não foi analisada.
