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Cotidiano

Sem regulamentação: Uber e 99 anunciam data da volta do serviço de motos em SP

Decisão das empresas reacende disputa com a Prefeitura e abre nova fase no transporte da capital paulista

Maria Eduarda Guimarães

18/11/2025 às 18:00  atualizado em 18/11/2025 às 18:08

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Retomada do transporte de moto por app deve alterar o trânsito

Retomada do transporte de moto por app deve alterar o trânsito | Aloisio Mauricio/Fotoarena/Folhapress

As plataformas 99 e Uber confirmaram nesta terça-feira (18/11) que vão retomar as viagens de moto por aplicativo em São Paulo a partir de 11 de dezembro, uma quinta-feira.

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A decisão ocorre um dia após expirar o prazo dado pelo Tribunal de Justiça para que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) definisse regras específicas para o serviço, o que ainda não aconteceu.

O anúncio reacende o debate sobre segurança, regulação e transporte sobre duas rodas na maior cidade do país e promete mexer com o mercado de mobilidade urbana nas próximas semanas.

Decisão do STF 

A volta do serviço ocorre logo após o STF derrubar uma lei estadual que permitia às prefeituras proibir ou autorizar o mototáxi.

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Com o impedimento da regra, as empresas passaram a ter respaldo jurídico para operar mesmo sem regulamentação municipal imediata.

Prefeitura mantém veto e promete ir ao STF

Apesar da reviravolta, a Prefeitura de São Paulo mantém posição firme contra o serviço.

Em nota, o governo municipal classificou o mototáxi como “perigoso e não regulamentado”, citando aumento de acidentes e mortes envolvendo motociclistas.

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A administração afirma que vai recorrer ao próprio STF para tentar impedir o funcionamento das motos por aplicativo. Dados da prefeitura apontam que:

  • A frota de motos cresceu 56% em dez anos (de 833 mil para 1,3 milhão).
  • As mortes em acidentes de moto aumentaram 20% entre 2023 e 2024 (de 403 para 483).
  • Só em 2023, o município gastou R$ 35 milhões no atendimento a vítimas de acidentes com motocicletas.

“Pacote de segurança”

Durante evento na Vila Madalena, 99 e Uber divulgaram um documento com cinco compromissos de segurança e autorregulação para tentar reduzir resistências e ganhar apoio de autoridades:

  • Compartilhamento de dados (anonimizados) com o poder público para ações de segurança e mobilidade.
  • Certificação rigorosa dos condutores, que precisarão ter mais de 21 anos e habilitação com EAR.
  • Treinamento contínuo em direção defensiva, incluindo cursos presenciais.
  • Distribuição de coletes refletivos aos motociclistas cadastrados.
  • Monitoramento por telemetria para identificar excesso de velocidade, frenagens bruscas e outros riscos, com incentivos para quem dirigir melhor.

O diretor de Políticas Públicas da Uber, Ricardo Leite Ribeiro, afirmou que a data escolhida representa o fim da espera por uma resposta da prefeitura.

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“Já se passaram quase 70 dias e não houve avanço. Tentamos diálogo, mas não tivemos retorno”, disse. Segundo ele, as empresas seguem abertas à discussão, mas vão cumprir integralmente os compromissos anunciados.

Impacto imediato

retomada do mototáxi promete mexer na rotina da cidade, especialmente em regiões com trânsito intenso e dificuldade de deslocamento rápido.

No Rio de Janeiro, onde o serviço já opera em cooperação com o poder público, as plataformas afirmam ter conseguido reduzir riscos com medidas semelhantes.

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Enquanto isso, São Paulo se prepara para um cenário de tensão jurídica, disputa política e, muito provavelmente, alta procura por um serviço que sempre atraiu usuários pela agilidade e pelo preço.

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