SP termina agosto com calor de até 32°C e previsão de chuva nesta segunda antes da chegada de frente fria que deve mudar o tempo

Capital paulista terá mínima de 19°C e instabilidade durante a tarde, enquanto os termômetros devem despencar nos primeiros dias de setembro

Durante a tarde, o céu terá menos cobertura de nuvens.

A umidade relativa do ar pode chegar a 95% ao longo desta segunda na capital paulista. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Agosto termina nesta segunda-feira (31/8) com previsão de tempo abafado e variação de nebulosidade na capital paulista. A temperatura deve permanecer elevada ao longo do dia, enquanto áreas de instabilidade podem provocar chuva rápida em alguns pontos.

Continua após a publicidade

Previsão do tempo em SP nesta segunda-feira

A previsão indica mínima de 19°C e máxima acima de 32°C em São Paulo. Os dados são do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Durante a manhã, o sol aparece entre nuvens. A nebulosidade aumenta no decorrer do dia, principalmente com a atuação da brisa marítima.

A Defesa Civil de SP também prevê pancadas de chuva durante a tarde. A estimativa para a capital aponta máxima de 33°C e acumulado de aproximadamente 1 milímetro.

Continua após a publicidade

Como fica o tempo durante o dia

O período da manhã deve ter temperaturas em rápida elevação. O céu apresenta poucas nuvens em alguns momentos, mas a cobertura aumenta gradualmente.

À tarde, a combinação entre calor e maior presença de umidade favorece pancadas isoladas. A chuva pode ocorrer acompanhada de trovoadas em alguns pontos.

À noite, a tendência é de redução das condições para chuva. A temperatura começa a cair de forma gradual após o período mais quente.

Continua após a publicidade

Calor e umidade marcam o fim de agosto

A massa de ar quente e seco que atua sobre a região mantém as temperaturas elevadas na capital. O CGE prevê índices mínimos de umidade próximos de 30% durante o período mais quente.

Esse cenário também aparece na previsão da Defesa Civil estadual. O órgão indica céu com muitas nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde em São Paulo.

O mês termina, portanto, com condições diferentes das esperadas para o início da semana seguinte. A mudança mais significativa ocorre a partir de terça-feira.

Continua após a publicidade

Setembro começa com mudança no tempo

A previsão aponta alteração das condições meteorológicas já na terça-feira (1/8). Uma frente fria deve avançar pelo litoral paulista e aumentar a instabilidade.

Segundo o CGE, a terça pode ter chuva de moderada a forte intensidade. Também existe previsão de raios e rajadas de vento acima de 50 km/h.

A temperatura também deve cair. A previsão da Defesa Civil indica máxima de 25°C na terça, contra até 33°C previstos para esta segunda.

Continua após a publicidade

Temperaturas devem cair ainda mais

A mudança continua na quarta-feira (2/8). A previsão estendida do CGE indica mínima de 8°C e máxima de 18°C para a capital.

A diferença térmica ocorre após vários dias de calor. O órgão municipal já apontava que agosto terminaria com temperaturas elevadas e baixa umidade.

Assim, quem estiver em SP nesta segunda encontra um cenário de calor e nebulosidade variável. A principal mudança fica para os primeiros dias de setembro, quando a frente fria deve alterar as temperaturas e aumentar as condições para chuva.