Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Obras incluíram drenagem, balizamento, ajustes de terraplanagem e melhorias em equipamentos meteorológicos | Divulgação/Motiva Aeroportos
A Motiva, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Paraná, informou a finalização do processo de homologação da extensão da pista de pouso e decolagem. A pista foi liberada para uso na quinta-feira (2/10).
Continua depois da publicidade
Com a ampliação, Foz do Iguaçu, conhecida como a Capital Mundial das águas, passa a ter a segunda maior pista de pouso e decolagem da região Sul do Brasil, com 2.705 metros de comprimento, conforme a administradora.
O primeiro pouso ocorreu às 6h09 na nova estrutura, realizado por uma aeronave da JetSMART vinda de Santiago, no Chile. A expansão da pista não estava originalmente prevista no contrato de concessão firmado em 2021.
Foram investidos aproximadamente R$ 30 milhões para a pista ser ampliada. O investimento, feito pela Motiva, ocorreu após um impasse com a concessionária anterior, que deveria ter homologado a estrutura.
Continua depois da publicidade
Para atender aos requisitos do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC), exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foram realizadas diversas obras.
Segundo o diretor de contratos da Motiva Aeroportos, Rodrigo Abdala, foram realizadas readequações e implantações de drenagem de pavimento, sinalizações horizontais, balizamento, ajustes de terraplanagem e adequações de equipamentos meteorológicos.
Além disso, foram implementados auxílios à navegação aérea, tratamento de obstáculos, entre outros ajustes, para que a pista de pouso e decolagem fosse homologada.
Continua depois da publicidade
O Nordeste brasileiro pode receber um novo aeroporto internacional de grande porte, voltado para a conectividade aérea e o turismo na região.
O projeto foi anunciado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) durante o Fórum Turismo e Investimentos Brasil 360°, realizado em São Paulo no último dia 16 de setembro.
A Arábia Saudita está construindo, em Riad, o que será o maior aeroporto internacional do mundo. Batizado de King Salman, o projeto tem previsão de conclusão em 2030.
Continua depois da publicidade
O aeroporto terá seis pistas de pouso, além de integração com áreas residenciais, de lazer e serviços, transformando a região em uma aerotrópole.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade