Multinacional americana compra café favorito dos brasileiros

Marca foi comprada pela Keurig Dr Pepper por US$ 18,4 bilhões

Medida inclui suspensão da fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso do produto

Objetivo é criar uma gigante global do café | Cocoparisienne/Pixabay

O café Pilão, um dos mais consumidos e eleito um dos favoritos pelos brasileiros segundo o Datafolha, acaba de mudar de dono.

Continua após a publicidade

A marca, assim como L’OR, Café do Ponto e Caboclo, fazia parte da holandesa JDE Peet’s, que foi comprada pela multinacional americana Keurig Dr Pepper por US$ 18,4 bilhões, valor aproximado de R$ 100 bilhões, segundo a agência Reuters.

Continua após a publicidade

A mudança ocorre em um momento de alta nos preços do café, impulsionada por tensões comerciais e climáticas.

Continua após a publicidade

A Keurig é conhecida nos Estados Unidos pelos refrigerantes Dr Pepper e 7Up. O CEO da empresa, Tim Cofer, afirmou em comunicado à imprensa na última segunda-feira (25/8) que sua intenção é “criar uma gigante global do café”.

Continua após a publicidade

Segundo ele, o objetivo é criar uma empresa para disputar espaço diretamente com a suíça Nestlé, fabricante da Nescafé e Nespresso.

Continua após a publicidade

Duas novas companhias

O negócio prevê ainda a divisão da Keurig em duas novas companhias de capital aberto:

Continua após a publicidade
  • Global Coffee Co., que ficará responsável pelo mercado de café;
  • Beverage Co., voltada para o setor de bebidas refrescantes.

Segundo estimativas, a nova empresa global de café poderá faturar US$ 16 bilhões anuais, mostrando sua posição no mercado internacional em meio à alta dos preços do grão.

Continua após a publicidade

Apesar do anúncio, as ações da Keurig caíram quase 9% em Nova York, aumentando a preocupação com a dívida para viabilizar a compra. Já as ações da JDE Peet’s dispararam 18% na bolsa de Amsterdã.