O café Pilão, um dos mais consumidos e eleito um dos favoritos pelos brasileiros segundo o Datafolha, acaba de mudar de dono.
A marca, assim como L’OR, Café do Ponto e Caboclo, fazia parte da holandesa JDE Peet’s, que foi comprada pela multinacional americana Keurig Dr Pepper por US$ 18,4 bilhões, valor aproximado de R$ 100 bilhões, segundo a agência Reuters.
A mudança ocorre em um momento de alta nos preços do café, impulsionada por tensões comerciais e climáticas.
A Keurig é conhecida nos Estados Unidos pelos refrigerantes Dr Pepper e 7Up. O CEO da empresa, Tim Cofer, afirmou em comunicado à imprensa na última segunda-feira (25/8) que sua intenção é “criar uma gigante global do café”.
Segundo ele, o objetivo é criar uma empresa para disputar espaço diretamente com a suíça Nestlé, fabricante da Nescafé e Nespresso.
Duas novas companhias
O negócio prevê ainda a divisão da Keurig em duas novas companhias de capital aberto:
- Global Coffee Co., que ficará responsável pelo mercado de café;
- Beverage Co., voltada para o setor de bebidas refrescantes.
Segundo estimativas, a nova empresa global de café poderá faturar US$ 16 bilhões anuais, mostrando sua posição no mercado internacional em meio à alta dos preços do grão.
Apesar do anúncio, as ações da Keurig caíram quase 9% em Nova York, aumentando a preocupação com a dívida para viabilizar a compra. Já as ações da JDE Peet’s dispararam 18% na bolsa de Amsterdã.
