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Projeto prevê ampliação de 460 quilômetros de rodovias, incluindo trechos rurais | Divulgação/Governo de SP
A modernização da Rota Sorocabana já movimenta a economia regional com a criação de mais de 1,1 mil empregos diretos e indiretos.
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O projeto prevê ampliação de 460 quilômetros de rodovias, incluindo trechos rurais operados atualmente pela ViaOeste e estradas sob gestão do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).
Os serviços iniciais de conservação e revitalização integram o pacote de R$ 8,8 bilhões que será investido ao longo de 30 anos pela concessionária Motiva, responsável pelas rodovias que atravessam 17 municípios do interior paulista.
Só nesta fase, já foram recuperados mais de 110 quilômetros de faixas de rolamento com fresagem e recomposição, além de outros 70 quilômetros submetidos à microfresagem.
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A sinalização também recebeu reforço, com a substituição ou revitalização de 170 placas e a instalação de mais de 2 mil tachas refletivas.
Outros serviços incluem a roçada de 2,7 milhões de metros quadrados (m²) de vegetação, a limpeza de 400 quilômetros de drenagem e o recolhimento de 201 toneladas de resíduos.
Segundo a Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), as melhorias iniciais já garantem mais qualidade e segurança. Dados do Infosiga indicam que as rodovias concedidas em São Paulo reduziram em mais de 50% as mortes no trânsito.
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Nos próximos anos, o programa prevê ampliações estruturais como 68 quilômetros de duplicações, 40 quilômetros de marginais, 24 quilômetros de ciclovias, rampas de escape, passarelas e sistemas de monitoramento em tempo real.
Ao todo, serão 46,42 quilômetros de extensão entre ciclovias e ciclofaixas. Os investimentos previstos são de mais de R$ 25 milhões.
A Rota Sorocabana é formada por trechos estratégicos de vias como a Raposo Tavares (SP-270), a Castello Branco (SP-280) e a Senador José Ermírio de Moraes – Castelinho (SP-075).
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O projeto Rota Sorocabana abrange 460 quilômetros de rodovias e deve passar por 17 municípios da São Paulo. Veja quais:
Além dos municípios, a concessão inclui a privatização de doze rodovias. São elas:
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