A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 08 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

'Favela.doc' faz um passeio pelas referências musicais periféricas do Brasil

Diretora Viviane Ferreira conclui maratona de gravações em São Paulo após percorrer seis estados brasileiros

Natália Brito

23/04/2024 às 21:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A diretora do documentário Viviane Ferreira

A diretora do documentário Viviane Ferreira | Divulgação

Após passar por diversos estados do Brasil, o documentário "Favela.doc" conclui suas filmagens em São Paulo, entre os dias 24 a 29 de abril. Dirigido pela cineasta Viviane Ferreira, o projeto captura a essência da música periférica brasileira, percorrendo favelas e comunidades de seis estados do país.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

A série documental de oito episódios, que tem o lançamento previsto para 2025, aborda estilos como funk, trap, samba, grime/drill, tecnobrega, bregafunk, R&B e pagode baiano. A escolha dos estados foi pensada para conseguir representar a diversidade cultural e musical do Brasil.

Gravações do documentário 'Favela.doc'Gravações do documentário "Favela.doc".Crédito: Divulgação

A diretora Viviane Ferreira, cujos trabalhos anteriores incluem produções de destaque como "Um dia com Jerusa" e o sucesso de público "Ó Paí Ó 2", percorreu seis estados brasileiros ao lado da equipe de produção.  Durante as filmagens, o documentário explora as origens e influências de cada estilo musical, colocando em destaque figuras centrais e influentes de cada lugar visitado. 

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para o fim das gravações em São Paulo, a Capital e a Baixada Santista servirão de cenário para explorar a trajetória do DJ Mu540 (Muzão), figura central do último episódio. O jovem talento, nascido e criado em Praia Grande, desponta como um dos expoentes do trap paulista, estilo que combina elementos do funk e do rap.

"Para mim, dirigir o ‘Favela.doc’ é uma oportunidade única de dar voz e visibilidade às comunidades periféricas e aos artistas que nelas vivem. Este projeto vai além de retratar a música brasileira: é um mergulho na alma e na criatividade das favelas, revelando o protagonismo desses artistas e a riqueza cultural que eles trazem para o país.", comenta a diretora. 

Continua depois da publicidade

Documentário   

Entre os artistas já filmados em suas respectivas cidades estão: Deize Tigrona, representando o funk carioca na Cidade de Deus; N.I.N.A., expoente do grime e do drill em Cidade Alta, Taquara e Manguinhos, no Rio de Janeiro; TrapFunk&Alívio, grupo que mescla baile funk e pagodão baiano, em Salvador.

E ainda a cantora de bregafunk Rayssa Dias, em Recife; Maderito, vocalista da Gang do Eletro, no baile de tecnobrega em Belém; e os Filhos de Dona Maria e o duo Margaridas, representando o samba e o R&B, respectivamente, em Brasília. 

Produzida em parceria entre a agência Um Nome, idealizadora do festival Favela Sounds, e a Odun Filmes, a série é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. A produção executiva e os argumentos são conduzidos pelos criadores do festival, Amanda Bittar e Guilherme Tavares.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados