Internet Explorer será encerrado após 27 anos

Navegador será oficialmente substituído pelo Microsoft Edge. O aplicativo será desativado e ficará sem suporte a partir de 15 de junho de 2022

Divulgação/Windows

Depois de 27 anos, está na hora de dar adeus ao navegador que marcou a juventude dos anos 2000. A partir de 15 de junho, o Internet Explorer será definitivamente retirado do Windows.

Continua após a publicidade

O Internet Explorer no Windows 10 será oficialmente substituído pelo Microsoft Edge. O aplicativo de desktop IE 11 será desativado e ficará sem suporte a partir de 15 de junho de 2022 para determinadas versões do Windows 10.

Continua após a publicidade

Com a promessa de uma navegação mais rápida, segura e moderna do que o Internet Explorer, o Edge possui compatibilidade com sites e aplicativos antigos e herdados do antigo navegador.

Continua após a publicidade

O encerramento do Internet Explorer não é novidade – um primeiro anúncio sobre o fim do navegador ocorreu em maio de 2021. No entanto, a data da suspensão do aplicativo se aproxima.

Continua após a publicidade

Após a implantação da atualização, quando os usuários do Windows decidirem clicar nos atalhos do Internet Explorer, eles serão automaticamente redirecionados para o Microsoft Edge. Caso o navegador já esteja instalado no computador com Windows 10, não será necessário fazer qualquer atualização por conta própria.

Continua após a publicidade

O Microsoft Edge possui o modo Internet Explorer (“modo IE”) integrado, para que o usuário possa acessar esses sites e aplicativos herdados baseados no Internet Explorer diretamente do Microsoft Edge. Para auxiliá-los nessa questão, a Microsoft listou três etapas a seguir para começar a configurar o navegador.

Continua após a publicidade

Na matéria publicada no site oficial da Microsoft, eles explicam que buscam realizar a transição da maneira mais tranquila possível. Senhas, sites favoritos e outras informações poderão ser sincronizadas com o novo navegador.