O samba é patrimônio cultural do Brasil e esse reconhecimento deve ser preservado, enaltecido e propagado pelo mundo afora. Por isso, durante todo o mês de novembro ocorre a primeira Bienal do Samba São Paulo.
O evento mostra as tradições, riqueza, diversidade e criatividade do samba paulista de forma gratuita e aberta ao público, além de uma programação com diferentes atividades.
Os bairros de São Paulo preservam histórias curiosas. Conheça o bairro da Capital, berço do samba, projetado com ‘ponta do guarda-chuva’.
A primeira Bienal do Samba ocorre no Centro Cultural São Paulo, na rua Vergueiro, na zona sul de São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso, na região central, e na Faculdade Zumbi dos Palmares, também na região central.
Principais atrações
Entre as atrações, uma exposição que conta a história do samba paulista por meio de sua linha do tempo, além de shows com sambistas famosos, atividades educativas, workshops, rodas de conversa, palestras e reflexões sobre o samba e sua importância como expressão artística e cultural.
Outro destaque dessa bienal é o show de apresentação da 1ª Mostra de Canções Inéditas das Comunidades de Samba de São Paulo, que selecionou 12 sambas inéditos (não gravados/não registrados) de sambistas do estado de São Paulo.
Os classificados receberão como prêmio a produção, arranjo, apresentação na bienal e gravação da música, sob a direção musical de Jr.Denden. Os três primeiros colocados ganham ainda um incentivo em dinheiro.
Visitantes também serão presenteados com o livreto “Samba Paulista- uma breve apreciação”, escrito pelo professor e mestre em Ciências Sociais José de Almeida Amaral Junior, fruto de um robusto trabalho de pesquisa sobre o tema.
Programação completa
Confira a programação completa do evento:
- De 2/11 a 1/12 – Centro Cultural SP – Exposição contando a história do samba paulista. Praça das Bibliotecas. Das 10h às 20h (de terça à sexta-feira) e de 10h às 18h (sábados, domingos e feriados);
- 2/11, às 19h – Centro Cultural SP – Show “Reduto de Bambas”, Sala Adoniran Barbosa, com a velha guarda da Vai-Vai e Camisa Verde e Branco;
- 8/11, das 20h às 21h30 – Centro Cultural SP – Atividade Educativa: Workshop de Violão com Luizinho 7 Cordas; e Percussão com Guto Bocão;
- 9/11, das 17h30 às 19h30 – Teatro Sérgio Cardoso – Show “Paulistano”, com Thobias da Vai-Vai e Eduardo Gudin, com repertório de compositores paulistas;
- 10/11, das 19h às 22h – Teatro Sérgio Cardoso – Show com os 12 selecionados da 1ª Mostra de Canções Inéditas das Comunidades de Samba de São Paulo. Mestre de Cerimônias: Moisés da Rocha.
- Atividades Educativas – Centro Cultural São Paulo;
- 13/11, das 20h às 21h30 – Centro Cultural SP- Palestra musicada com Canhotinho (Demônios da Garoa) e Osvaldinho da Cuíca;
- 19/11, das 20h às 21h30 – Centro Cultural SP – Roda de Conversa: “A importância social e histórica do Samba”;
- 27/11, das 20h às 21h30 – Centro Cultural São Paulo – Roda de Conversa: “História e rumos da pesquisa do samba paulista”;
Atividades Educativas – Faculdade Zumbi dos Palmares
- 1/12, das 10h às 10h30 – Abertura;
- 10h30 às 11h – Roda de Choro;
- Das 11h às 13h – Aula de Samba-Rock;
- Das 13h às 14h – Palestrante: Lameck – Tema: “Batuque, o embrião da música afro-brasileira”;
- 14h30 às 15h – Roda de Choro;
- 15h30 às 16h30 – Show com Elizeth Rosa e Banda;
- 17h – Encerramento – Zumbi Zaire (escola de samba da Faculdade Zumbi dos Palmares).
