FIFA altera limite de convocados para Copa do Mundo de 2022

Entidade aumentou limite de 23 para 26 selecionáveis para disputa do Mundial; Tite foi um dos principais apoiadores da decisão

Decisão será entre Argentina e França

Logo da próxima copa, competição ocorrerá entre novembro e dezembro deste ano | Divulgação Fifa

A Fifa fez um acordo com as seleções para aumentar o número de jogadores convocados para disputar a Copa do Mundo. Antes os treinadores poderiam levar 23 atletas, agora, esse número passou para 26.

Continua após a publicidade

O acordo da entidade máxima do futebol e os técnicos das seleções que já estão classificadas para disputar a competição ocorreu antes do sorteio da fase de grupos da Copa, porém confirmação da decisão só ocorreu mais tarde.

Continua após a publicidade

Antes mesmo da decisão da Fifa, Tite, treinador da Amarelinha já havia informado que convocaria os 26 jogadores se assim fosse possível.

Continua após a publicidade

“Com 26 jogadores à disposição, numa partida e a possibilidade de cinco substituições, as trocas serão mais rápidas. E atletas de alto nível terão que estar preparados para entrar, dependendo das circunstâncias. A versatilidade dos atletas e o fato de eles estarem prontos para entrarem em campo, será fundamental. Segundo as estatísticas, acontecem entre quatro e cinco substituições por jogo, na seleção brasileira. Jogos pedem que entre um atleta para mudar as características da equipe. Pode ser necessário um atacante mais agudo ou outro que flutue mais. Ou mudanças no posicionamento da defesa e no meio de campo.  E nós temos que fazer essas mudanças”, afirmou Tite, em entrevista à Placar.