Pilar da Seleção Brasileira de Carlo Ancelotti, o zagueiro Gabriel Magalhães é encarado pela mídia especializada como um dos defensores capazes de parar o atacante norueguês Erling Haaland. O Brasil encara a Noruega neste domingo (5/7), pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, às 17h, no MetLife Stadium.
Atualmente no Arsenal, da Inglaterra, Magalhães e Haaland cultivaram uma rivalidade competitiva ao longo dos últimos anos, especialmente na disputa do título da Premier League, a primeira divisão do país.
Na temporada 2025/26, o brasileiro foi campeão da liga, superando o Manchester City, clube onde o norueguês joga. Ao longo do campeonato, o histórico recente de partidas quentes evidenciou o embate entre os dois jogadores, ainda mais na parte física.
Por jogarem em posições diferentes e que exigem contato, os dois colecionaram momentos de tensão, como empurrões e gritos na cara do outro. Em uma partida da Premier League disputada em abril de 2026, Magalhães chegou a rasgar a manga direita da malha térmica de Haaland.
Retrospecto geral entre Magalhães e Haaland
O primeiro encontro entre Gabriel Magalhães e Erling Haaland aconteceu em 2023, na vitória do Manchester City por 1 a 0 na Copa da Inglaterra. Ao todo, os dois jogadores se enfrentaram em onze oportunidades.
No restrospecto geral, o norueguês leva vantagem, com cinco vitórias contra apenas duas do brasileiro, além de quatro jogos em que a igualdade prevaleceu. Em um dos empates, o Arsenal derrotou o Manchester City nos pênaltis e conquistou a Supercopa da Inglaterra de 2023.
Disputa na Copa do Mundo
Agora, a disputa chega aos gramados da Copa do Mundo de 2026. Com cinco gols em três jogos, Haaland é o principal nome do ataque da Noruega na competição.
Já Magalhães atuou em todos os quatro jogos da Seleção Brasileira no Mundial, destacando-se por não cometer faltas excessivas ou ser driblado.
