X

FUTEBOL BRASILEIRO

Grande início de Dorival no Flamengo é esperança para técnicos brasileiros

Opinião: com aumento na procura por técnicos estrangeiros para times brasileiros, bom trabalho de Dorival pode salvar mercado nacional de treinadores

Leonardo Sandre

Publicado em 10/08/2022 às 15:08

Atualizado em 11/08/2022 às 16:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Com bom trabalho de Dorival Júnior, equipes podem voltar a olhar com mais atenção obra treinadores brasileiros / Divulgação Flamengo

Mesmo com a moda de técnicos estrangeiros treinando clubes do Brasil, o atual destaque é nascido aqui mesmo: Dorival Júnior, do Flamengo, que sucede, curiosamente, o português Paulo Sousa. Com bom trabalho de Dorival, equipes podem voltar a olhar com mais atenção para treinadores brasileiros.

É bem verdade que nem todos os estrangeiros que pisaram neste País recentemente acabaram obtendo sucesso - vide os portugueses Paulo Sousa, Sá Pinto e Jesualdo Ferreira, no Flamengo, Vasco e Santos, respectivamente. O uruguaio Alexander Medina, no Internacional, e o argentino Turco Mohamed, no Atlético-MG, também ilustram esses fracassos.

Porém, trabalhos marcantes como o do argentino Juan Pablo Vojvoda - levando o Fortaleza para sua primeira Libertadores na história -, o português Jorge Jesus - do histórico Flamengo campeão brasileiro e continental de 2019 -, e do também luso Abel Ferreira, que conquistou uma Copa do Brasil, é atual líder do Brasileirão, e levou as duas Copas Libertadores que disputou, igualando os feitos do São Paulo de Telê Santana e Raí em 1992 e 93, e o de Santos de Pelé em 1962 e 63, faltou apenas o mundial para Abel, que segue impressionando com seus números na Libertadores e em campeonatos nacionais.

Alguns técnicos brasileiros atualmente acabam preteridos na disputa com gringos. Palmeiras, Fortaleza, Corinthians, Botafogo, Coritiba e Cuiabá contam com comandantes de fora do País, enquanto Santos, Flamengo, Atlético-MG e Internacional também iniciaram o Brasileirão com um gringo no comando. O Galo, atual campeão da copa e liga nacional, teve seu técnico - que acaba de retornar ao clube - sendo o brasileiro Cuca. São Paulo vivo na Copa do Brasil, Sul-Americana e no Brasileiro, tem o Rogério Ceni, o Fluminense, jogando um belo futebol e bem colocado na liga, tem Fernando Diniz, e o Flamengo, talvez maior perigo para o Palmeiras atualmente, tem o Dorival Júnior, que já vinha de ótimo trabalho no Ceará.

O mais interessante desse cenário é que, desde a saída do português Jorge Jesus, quatro treinadores passsaram pelo Flamengo até a chegada de Dorival, o espanhol Doménec Torrent acabou tendo uma passagem rápida, o brasileiro Renato Gaúcho foi vice da última Liberta, o também brasileiro Rogério Ceni foi campeão nacional pelo Rubro-Negro, e o luso Paulo Sousa que estava recentemente no Fla, teve um desempenho desastroso.

Dorival aparenta ter corrigido os erros e encontrado uma forma de aproveitar os acertos - mesmo que poucos - do seu antecessor, e retomado o grandioso elenco do Mengão de volta ao caminho de vitórias e grandes atuações. Isso pode servir de lição para alguns dirigentes dos clubes da Série A e até Série B, entenderem que ser estrangeiro não é sinônimo de trazer grandes resultados, e dessa forma, continuar com essa disputa de excelentes técnicos gringos, contra também ótimos profissionais brasileiros, para vermos grandes jogos e conquistas em nosso futebol.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SAÚDE

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Com esse placar, continua proibida a comercialização, fabricação e importação, transporte, armazenamento, bem como de publicidade ou divulgação desses produtos

Posto de Atendimento

Prefeitura de Lorena está com novas vagas de emprego; veja oportunidades

Remunerações variam de acordo com o cargo aplicado; inscrições não possuem prazo e duram até o preenchimento total das vagas

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter