Leila Pereira adia depoimento na CPMI do INSS após final do Paulistão

Além de Leila Pereira, outro convidado que não participará da sessão desta segunda-feira (9/3)

Segundo o presidente da comissão, o senador Carlos Viana, a dirigente entrou em contato solicitando o adiamento por causa da final do Campeonato Paulista

Segundo o presidente da comissão, o senador Carlos Viana, a dirigente entrou em contato solicitando o adiamento por causa da final do Campeonato Paulista | Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, solicitou o adiamento de sua participação na CPMI do INSS, que estava prevista para acontecer nesta segunda-feira (9/3). O pedido foi aceito pelo colegiado, e o depoimento foi remarcado para a próxima segunda-feira (16/3).

Continua após a publicidade

Leila foi convidada a prestar esclarecimentos por também presidir a Crefisa. A convocação havia sido feita pelo relator da comissão, o deputado Alfredo Gaspar, com apoio de requerimento apresentado pelo deputado Sidney Leite.

Segundo o presidente da comissão, o senador Carlos Viana, a dirigente entrou em contato solicitando o adiamento por causa da final do Campeonato Paulista, disputada no último domingo (8/3).

“Recebemos um pedido da presidente do Palmeiras para remarcar a participação para a próxima segunda-feira por conta da decisão do campeonato. Eu concordei”, afirmou Viana.

Outros depoimentos também foram adiados

Além de Leila Pereira, outro convidado que não participará da sessão desta segunda-feira (9/3) é o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção. Ele informou à comissão que não poderá comparecer por motivos de saúde e deve remarcar o depoimento em breve.

Continua após a publicidade

A comissão também convidou para prestar esclarecimentos o presidente do C6 Bank, Arthur Azevedo.

A CPMI investiga possíveis problemas no processo de pagamento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social e o papel de instituições financeiras envolvidas na operação.

Investigação envolve pagamento de benefícios do INSS

No requerimento apresentado à comissão, o relator Alfredo Gaspar argumenta que a Crefisa passou a ter papel central após vencer o pregão que definiu o pagamento de novos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social.

Continua após a publicidade

Segundo o parlamentar, o depoimento da presidente da instituição financeira é importante para esclarecer se a direção da empresa tinha conhecimento de reclamações feitas por beneficiários e quais medidas teriam sido adotadas.

Entre as situações relatadas por aposentados e pensionistas, estão pressão para abertura de contas, dificuldades para acessar benefícios e contratação de produtos financeiros sem informações claras.

De acordo com o relator, esses episódios podem indicar práticas consideradas abusivas, o que motivou a convocação de representantes das instituições envolvidas para prestar esclarecimentos à comissão.