Depois de seis anos à frente de Portugal, o técnico Fernando Santos foi demitido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nesta quinta-feira. O favorito para substituí-lo, de acordo com a imprensa local, é José Mourinho, atualmente na Roma, da Itália.
Desde 2014 no cargo, Fernando Santos comandou a seleção portuguesa nas duas grandes conquistas do futebol do país, a Eurocopa de 2016 e a primeira edição da Liga das Nações da Uefa, em 2019. Segundo o jornal “O Jogo”, o técnico e a FPF chegaram a um acordo para a demissão na terça-feira. Nesta quinta, a FPF divulgou um vídeo de agradecimento ao treinador pelos seis anos à frente da seleção.
Aos 62 anos, Fernando Santos não resistiu à campanha de Portugal na Copa do Mundo do Catar, quando a equipe foi eliminada nas quartas de final, derrotada por Marrocos por 1 a 0.
O trabalho de Fernando Santos no Catar ficou marcado pela decisão de barrar o astro Cristiano Ronaldo após a fase de grupos. Seu substituto, o jovem Gonçalo Ramos, de 21 anos, brilhou com três gols na goleada por 6 a 1 sobre a Suíça, nas oitavas de final. Cristiano Ronaldo entrou apenas no segundo tempo mas não marcou.
Nas quartas, o camisa 7 voltou a ficar no banco de reservas e entrar na etapa final, quando Portugal já perdia por 1 a 0, mas a seleção não conseguiu evitar a eliminação. Cristiano Ronaldo, de 37 anos, deixou o campo chorando muito, provavelmente em seu último jogo de Copa do Mundo.
Mourinho e revolução no mercado de técnicos
Segundo a Gazzetta dello Sport, o treinador José Mourinho , que atualmente comanda a Roma, é o principal nome para assumir a seleção portuguesa.
Segundo a reportagem do jornal italiano, a Federação Portuguesa de Futebol entrou em contato com Mourinho com uma sinalização de oferta, que prevê que o comandante poderá continuar na Roma e, ainda assim, prestar serviços no comando de Portugal. Este tipo de contrato seria pioneiro, uma vez que o treinador sempre teve de opter por clube ou seleção, um de cada vez.
