A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 09 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Governo de SP contrata mil psicólogos para atendimento a alunos e profissionais da rede pública de ensino

A expectativa é de que os psicólogos apoiem os docentes na resolução de conflitos e na orientação sobre sinais de traumas e abusos dos alunos

Bruno Hoffmann

02/09/2020 às 13:31

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Rossieli Soares, secretário estadual da Educação de São Paulo

Rossieli Soares, secretário estadual da Educação de São Paulo | /Reprodução/Governo de SP

O governo de São Paulo contratou mil psicólogos para atendimento de alunos, professores e servidores da rede estadual de ensino a partir de novembro. O programa foi batizado como Psicólogos da Educação.

Continua depois da publicidade

De acordo com o governador João Doria (PSDB), “é o maior numero de psicólogos contratados por um governo estadual ou federal em qualquer tempo”. Serão 40 mil horas de atendimento semanal, inicialmente por videoconferência.

Leia mais:

O governo tem a expectativa de que os psicólogos apoiem os docentes, além de outros fatores, no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos alunos, no apoio de resolução de conflitos e na orientação aos profissionais sobre sinais de traumas, abusos, depressão e bullying.

Continua depois da publicidade

O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, mostrou na entrevista coletiva de anúncio do programa uma série de pesquisas que indica o impacto da pandemia na saúde mental de alunos e professores.

Entre os estudos apresentados estão que o suicídio é a segunda maior causa de mortes de jovens entre 15 e 29 anos; que 55% dos professores gostariam de algum suporte emocional; que 75% dos alunos estão ansiosos, irritados ou tristes e que; 80% dos jovens dizem que o lado emocional tem sido o principal fator para atrapalhar os estudos.

“Nós precisamos cada vez mais olhar para a política de apoio à saúde mental não só durante a pandemia, mas também no pós-pandemia. Então, nós não estamos falando de uma política que vai funcionar somente durante a pandemia. Nós estamos falando de uma política que veio para ficar", disse Soares.

Continua depois da publicidade

As atividades presenciais de reforço estão previstas para serem retomadas na próxima terça-feira (8) em regiões que estejam há 28 dias consecutivos na fase amarela do Plano São Paulo. Já o retorno das aulas presenciais deve ocorrer em 7 de outubro.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados