Publicidade

X

ORGULHO CAIÇARA

Projeto ajuda pessoas na redescoberta da Baixada Santista

Jornalista quer ajudar caiçara a redescobrir as nove cidades e mostrar tudo o que mudou durante os meses de pandemia

Kelly Amorim

Publicado em 17/10/2020 às 10:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Ao mesmo tempo em que a Região se 'remonta' em período de pandemia, Rio almeja ajudar nesse momento de redescoberta / Nair Bueno/DL

Diante de um cenário mundial tão cheio de incertezas devido à pandemia do novo coronavírus, apenas um fato é considerado concreto: tudo isso vai passar. Mas e depois? Como será retornar ao mundo que foi tão afetado pelo vírus e pela necessidade de se fazer um isolamento social rigoroso? É pensando nisso que uma jornalista de Santos decidiu criar e lançar um projeto que almeja, entre tantas coisas, justamente isso: redescobrir a Baixada Santista.

As mudanças que já ocorreram e ainda estão acontecendo são percebidas e comentadas especialmente pelas redes sociais de forma praticamente diária. O Orgulho Caiçara, projeto concebido por Mariana Rio tem como objetivo guiar os moradores de Santos e cidades vizinhas a começar um novo processo de descoberta na Região que até março deste ano era tão conhecida pelo seu morador como a palma da própria mão.

Atualmente, o projeto Orgulho Caiçara pode ser acessado também na palma da mão, mas com uma ajudinha extra de um smartphone, uma vez que o conteúdo está todo inserido em um perfil de uma conta própria no Instagram.

"É um projeto que nasceu em meio a pandemia devido à minha vontade de me reinventar como profissional diante de tantas dúvidas que a quarentena nos trouxe e ao mesmo tempo ajudar a divulgar e valorizar o setor do turismo em Santos e região que foi um dos mais afetados com a Covid-19. O objetivo, além de entreter, é informar e prestar serviço, levar um conteúdo relevante para que os turistas possam conhecer mais nossa cidade e até os caiçaras que moram aqui", explica Mariana.

Ao notar que havia uma lacuna no segmento e que não havia nenhuma conta que abordasse o tema sem utilizar o padrão de fotos ou catálogo de vendas, ela quis mostrar que o turismo de Santos e Região vai além disso.

"No meu Instagram pessoal eu sempre abordei bastante esse tema naturalmente e compartilhava muitas dicas de viagens. Ano passado eu tive a ideia de gravar um guia turístico lá em Campos do Jordão e fui com um cinegrafista fazer alguns episódios lá com dicas de passeio, bares, restaurantes e pontos turísticos no geral. Quando voltei pra Santos resolvi dar continuidade a esse projeto aqui, mas de forma orgânica sem pensar muito em nome ou em isso de fato virar algo mais sério. Comecei a apresentar para as pessoas vários lugares e coisas bacanas da minha cidade, até porque como eu sempre fui uma pessoa que saía muito, vários amigos e amigas sempre me perguntavam várias coisas, então achei que essas dicas seriam valiosas".

O projeto também veio com o objetivo de dar um 180º na carreira da própria jornalista, que viu a sua profissão mudar da noite pro dia com a chegada da pandemia.

"Esse projeto nasceu durante a pandemia e criei realmente para também me reinventar, porque eu mesma estava cheia de dúvidas e queria impactar na cidade de alguma forma. Foi quando percebi que o negócio já estava 'na minha cara' que era o turismo, mas eu só postava nas minhas redes pessoais e eu via que o material se perdia ali e percebi que deveria criar uma comunidade de pessoas interessadas neste tema".

No perfil dedicado ao turismo caiçara, Rio almeja destacar curiosidades e fatos talvez desconhecidos pela maioria da população sobre locais novos e velhos da Região.

"A ideia é destacar mais locais como pontos turísticos, cenários bacanas e sair um pouco da caixinha ao tentar mostrar de forma diferente e contar histórias em formato 'storytelling' de vídeos. Mas não é algo que vai ficar preso a Santos, a Baixada Santista não se resume só ao santista, também quero destacar tudo que há em São Vicente, Praia Grande, Guarujá, o litoral todo mesmo".

Para quem quiser conferir o Orgulho Caiçara, basta acessar o Instagram e acessar o perfil que nestes primeiros dias de vida já visitou pontos tanto da Ponta da Praia e do Centro quanto da Zona Noroeste. O perfil é o @orgulho_caicara.


Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ACUMULOU

Fique ligado! +Milionária pode pagar R$ 161 milhões nesta quarta

Concurso do último sábado (23) ninguém levou o prêmio máximo

Vagas para estudantes

Prefeitura de Itapevi abre seleção para estágio; confira vagas e salários

Processo seletivo é organizado pelo Centro de Integração Empresa Escola; ao todo, serão 61 vagas disponíveis

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter