Dos cinco parlamentares eleitos pela Região Metropolitana da Baixada Santista, quatro – Caio França (PSB), Paulo Corrêa Jr (PSD), Solange Freitas (União Brasil) e Tenente Coimbra (PL) – se sensibilizaram com a reportagem do Diário, veiculada na última segunda-feira (27), dando conta que assaltos a motoristas e caminhoneiros que, constantemente, usam a Rodovia Cônego Domenico Rangoni (Piaçaguera-Guarujá), devem se intensificar na temporada. O Diário cobrou atenção dos deputados também em outras estradas que levam à região e só não obteve resposta do deputado Paulo Mansur (PL).
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
PERMANENTE.
França garante que pedido de reforço de tem sido levado ao Governo Estadual de forma constante e a ideia é que ele se torne permanente. “O aumento de efetivo não pode ocorrer apenas durante a Operação Verão. Assim como não deve se limitar somente às cidades turísticas. Essencial o policiamento nas estradas que levam a estes destinos pois é ali no congestionamento que o cidadão se encontra mais vulnerável do ponto de vista de segurança pública”, afirma.
Caio França garante que irá fazer indicação ao Governo solicitando uma força tarefa nos pontos das rodovias com maior incidência de ocorrências, solicitar um levantamento por meio de requerimento de informações sobre o número de efetivo de policiais rodoviários e verificar se nos principais locais das ocorrências existe câmera de monitoramento que possa auxiliar nesse mapeamento.
Solange Freitas garante que tem cobrado e fiscalizado. Conta que foram várias reuniões com o Estado e com a concessionária, sobre a segurança nas estradas, tanto em relação ao trânsito quanto à violência. “Os problemas trazidos pela população foram relatados por mim na Assembleia e questionei e cobrei soluções também por meio de ofícios ao governador”.
Paulo Corrêa lembra que é autor da lei 16.759/18, que dispõe sobre a Operação Verão Permanente, que objetiva implementar a permanência constante do efetivo policial civil e militar nas nove cidades que abrangem a Baixada Santista nos finais de semana e feriados prolongados, garantindo a segurança no litoral.
Com a mudança de governo, o parlamentar foi pessoalmente ao gabinete do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, apresentar a lei de sua autoria e pedir sua efetivação, no final de julho deste ano. “O secretário afirmou que iniciaria, junto à sua equipe técnica, estudos para a regulamentação desta, tendo em vista prioridade que a região tem em sua gestão. Continuo lutando para o reforço no policiamento para o ano todo na Baixada Santista”, finaliza.
Tenente Coimbra afirma após a Operação Escudo, foi deflagrada a seu pedido Operação Impacto e após isso, virá a Operação Verão, o que significa aumento de efetivo constante na região. “Depois da Operação Verão, teremos a requalificação desses policiais e a designação para as unidades da Baixada Santista. Com isso, aumento real de militares na região que, vão ajudar a evitar ocorrências, entre elas roubos em trechos de pistas, juntamente com a Polícia Rodoviária”
O parlamentar finaliza dizendo que está mandando recursos do Governo do Estado para aumentar a parte de equipamentos e reforma de estruturas policiais e tentando contato com as prefeituras, para que sejam feitos investimentos na parte de tecnologia, para ter identificação e rastreamento em caso de uma possível ocorrência.
ADUBO.
Um dos pontos mais críticos é o trecho entre os quilômetros um e cinco da via, perto da conhecida Rua do Adubo. Segundo alguns caminhoneiros assaltos são uma realidade diária de quem fica preso no congestionamento da pista. Não escapa ninguém e a maneira de agir, o local da ação e a resposta das autoridades são as mesmas há meses. Eles lembram que, na temporada, a preocupação das autoridades é reforçar o policiamento nas cidades turísticas e não com as estradas que levam a elas.
SSP.
A Secretaria da Segurança Pública informa que o policiamento ostensivo e preventivo segue intensificado em toda a região da Baixada Santista, incluindo a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no Guarujá, por meio da Operação Impacto, retomada no último dia 15.
A ação, que visa coibir possíveis práticas ilícitas e garantir a segurança dos cidadãos, contará com o apoio de equipes da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA), do Comando de Ações Especiais (COE), além da Polícia Militar Rodoviária. As regiões mais críticas, com registros de ocorrências, também terão policiais do 2º Batalhão de Ações Especiais (Baep) atuando.
A ação será finalizada com o início da operação Verão, prevista para dezembro, quando ocorrerá um novo reforço policial na região devido às férias de final de ano.
De janeiro a setembro, as polícias paulistas prenderam e apreenderam 1.080 criminosos no Guarujá, um aumento de 26,8% em comparação ao mesmo período de 2022.
Além disso, informa a SSP-SP, 161 armas de fogo ilegais foram retiradas das ruas do município, 79 a mais que na comparação com o ano passado.
