Enel aponta que número de raios na Grande SP aumentou 24% em 2022

Neste último ano, a região metropolitana registrou 50.341 descargas atmosféricas

O mês de janeiro de 2022 foi o período com o maior número de descargas atmosféricas, registrando 14.702

O mês de janeiro de 2022 foi o período com o maior número de descargas atmosféricas, registrando 14.702 | Bruno Henrique/Pexels

Um levantamento realizado pela distribuidora de energia Enel –  com base em seu Sistema de Monitoramento e Alerta, que utiliza dados de satélites do Climatempo – apontou que neste último ano a Grande São Paulo registrou 50.341 raios.

Continua após a publicidade

De acordo com dados publicados pelo portal G1, o número representa uma alta de 24,4% em relação à quantidade de descargas atmosféricas registradas ao longo de 2021 nos 24 municípios da região metropolitana atendidos pela concessionária. No ano anterior, foram 40.288 descargas atmosféricas na região.

Continua após a publicidade

Os municípios mais atingidos em 2022 foram a capital paulista com 18.860 raios, Juquitiba (5.376), São Bernardo do Campo (4.204), Cotia (3.727), Itapecerica da Serra (2.406) e Carapicuíba (708). O mês de janeiro de 2022 foi o período com o maior número de descargas atmosféricas, registrando 14.702.

Continua após a publicidade

Em janeiro deste ano, foram 14.083 raios em 24 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, entre ocorrências e descargas atmosféricas. Os municípios mais atingidos no primeiro mês do ano foram a capital paulista com 4.379 raios, Cotia (1.845), São Bernardo do Campo (935), Juquitiba (657), Carapicuíba (287) e Itapecerica da Serra (244).