X

EDUCAÇÃO

Graduação: como entrar na USP sem fazer o vestibular da Fuvest

É possível estudar em um curso superior na universidade sem sofrer com o vestibular mais concorrido do País

Joe Silva

Publicado em 22/12/2022 às 11:05

Atualizado em 22/12/2022 às 12:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Saiba como estudar na melhor universidade da América Latina sem fazer o temido vestibular da Fuvest / Cecília Bastos/USP Imagens

A Universidade de São Paulo foi classificada neste ano pela consultoria britânica Times Higher Education (THE) como melhor instituição de ensino superior latino-americana, pelo terceiro ano consecutivo. No entanto, muitas pessoas que sonham em estudar nesta instituição acabam esbarrando em um grande desafio: a aprovação no vestibular.

Neste ano, a Fuvest, comissão que elabora a prova de vestibular da USP, recebeu 114,4 mil inscrições de pessoas interessadas em estudar na universidade em 2023, sendo que foram ofertadas apenas 8,2 mil vagas. A concorrência geral média é de 13 candidatos por vaga, o que representa uma grande disputa por cada uma das cadeiras nas salas de aula da instituição.

Medicina é um caso a parte. Na edição deste ano do vestibular o curso chegou a registrar a assustadora concorrência de 118 candidatos por vaga para o campus de São Paulo.

Além disso, alguns cursos da USP têm uma oferta muito baixa de vagas. Na graduação em Editoração, por exemplo, são apenas 10 vagas por ano oferecidas no vestibular. No Enem-USP, novo sistema de seleção que substituiu o Sisu, são apenas 5 vagas para este curso.

Todo esse cenário pode amedrontar quem buscar uma oportunidade de estudar na universidade, mas o que poucos sabem é que a Fuvest não é a única porta de entrada para a instituição. Conheça abaixo as formas de entrar na USP sem ter de fazer o vestibular da Fuvest:

Transferência externa

Todos os anos, estudantes da USP desistem de seus cursos e as vagas que ficam abertas são ofertadas para toda a população por meio do processo chamado transferência externa. Trata-se de um processo seletivo, que também inclui provas, mas que, diferente do vestibular Fuvest, não é tão concorrido.

Para o curso de Engenharia Civil no campus de São Carlos, por exemplo, a prova de 2023 da transferência externa, registrou uma concorrência de 2 candidatos por vaga. A lista de vagas ofertadas no último processo seletivo e de inscritos pode ser acessada neste link.

Vale lembrar que, mesmo sendo um processo seletivo menos concorrido, também podem ser cobradas provas dos candidatos. Cada instituto da USP define suas regras. Na Escola de Comunicações e Artes, por exemplo, na qual são ofertados cursos como Publicidade e Propaganda, os candidatos têm de fazer duas provas em semanas diferentes. A primeira, cobra conhecimentos gerais, e a segunda, cobra apenas conhecimentos relacionados ao curso desejado. Mas há também institutos da USP que exigem a realização de apenas uma fase de provas.

Requisitos para prestar o processo seletivo de transferência externa

Os interessados em participar deste processo seletivo precisam ser estudantes de graduação. São aceitos alunos de qualquer instituição de ensino superior. Porém, é necessário conferir, no site do instituto da USP desejado, as regras sobre qual semestre o candidato pode estar cursando no momento da matrícula na USP.

Portadores de diploma

Neste processo seletivo são ofertadas à toda a população as vagas que sobram do processo seletivo de transferência externa. Portadores de diplomas de nível superior, ou seja, pessoas que já são formadas em algum curso de graduação, podem ingressar em uma nova carreira na USP através do ‘processo de seleção de graduados de nível superior’.

O processo é anual e o número de vagas varia a cada ano. A seleção pode incluir ou não: prova de conhecimento específico, entrevista, análise de currículo e de histórico escolar.

Assim como no processo de transferência externa, cada unidade de ensino da USP define suas regras de seleção. Na Escola Politécnica, por exemplo, na qual são oferecidos os cursos de Engenharia, em São Paulo, a seleção é feita por meio de uma prova que cobra conhecimentos relativos ao primeiro ano do curso de Engenharia. São 9 questões dissertativas. Os conteúdos que cairão na prova são divulgados previamente para o candidato poder se preparar.

Como se preparar para estes processos seletivos

Quem decide entrar na USP por meio de processos seletivos como o de transferência externa ou o de portadores de diploma pode se preparar previamente para os testes. 

No caso da transferência externa, o edital é divulgado todos os anos em meados de março e nele são apresentados os conteúdos que o candidato deve estudar. Já o processo de portadores de diploma é divulgado por cada instituto da USP. O candidato deve ficar atento à divulgação do processo seletivo no site dos institutos, que pode ser encontrado neste link.

Cursos de extensão

A universidade dispõe ainda, para toda a população, cursos gratuitos que não exigem aprovação no vestibular da Fuvest e que têm duração entre 8 e 180 horas. Não são cursos de graduação, mas ainda assim são cursos que podem ser muito proveitosos para quem está em busca de incrementar o currículo. São quatro tipos de cursos: 

  • Curso de aperfeiçoamento, com 180 horas
  • Curso de atualização, com 30 horas
  • Curso de especialização, com 360 horas
  • Curso de difusão, com 8 horas

Entre os destaques, estão os cursos presenciais de Introdução à Programação ofertados no IME - Instituto de Matemática e Estatística - com duração de um semestre e aulas uma vez por semana.

Somente os cursos de difusão não exigem que o candidato tenha um curso de graduação já concluído. Todos os cursos disponíveis, vagas e calendário de oferta estão disponíveis neste link.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TIGRINHO, AVIÃOZINHO E FOGUETE

Jogo do Tigrinho: Cozinheira perde R$ 80 mil; entenda o que é e seus riscos

Regulamentação brasileira permite a prática de jogos de apostas online, desde que pague R$ 30 milhões ao governo

Ritos Tradicionais

5 simpatias de Santo Antônio: amor e prosperidade garantidos

Aprenda a realizar as simpatias mais populares de Santo Antônio para atrair amor verdadeiro e abençoar sua vida com prosperidade

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter