X

LUGARES DE SP

Memória: conheça um pouco da história da USP

Universidade mais prestigiada do País nasceu em 25 de janeiro de 1934

Gladys Magalhães

Publicado em 15/12/2022 às 16:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

USP na década de 1930 / Divulgação/USP

A Universidade de São Paulo (USP) é a mais prestigiada do Brasil. Fundada em 25 de janeiro de 1934 é também a mais antiga universidade do estado de São Paulo.

Segundo historiadores, a USP foi criada pelo então interventor do Estado (cargo que equivale ao de governador) Armando Salles de Oliveira. O objetivo era formar lideranças paulistas, visto que São Paulo havia acabado de perder a Revolução Constitucionalista de 1932.

O primeiro passo para a criação da Universidade foi reunir algumas faculdades e institutos já existentes no Estado, como a Escola Politécnica de São Paulo, a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Direito. Depois, criou-se a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que oferecia matérias básicas para todos os cursos e, mais tarde, foi substituída pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Docentes de peso
Ainda para a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, outro passo importante para a criação da Universidade e também  para o prestígio que a instituição tem até hoje foi a contratação de pesquisadores e intelectuais estrangeiros renomados para lecionar na Universidade.

Estes profissionais vieram ao Brasil entre 1934 e 1944, a maior parte para ministrar disciplinas nas áreas de filosofia, biologia, química, física, matemática, história e sociologia. Entre os países que cederam tais profissionais, está a França, Itália, Alemanha, Portugal, Espanha e Estados Unidos.

No que diz respeito aos profissionais que vieram ao Brasil, alguns nomes se destacam, como Claude Lèvi-Strauss, Fernand Braudel, Roger Bastide, Emilio Willems, Donald Pierson, Pierre Monbeig e Herbert Baldus. Consta que eles costumavam ministrar as aulas na própria língua e que foram responsáveis por formar a geração seguinte de professores da Universidade, que conta com nomes como Florestan Fernandes e Antonio Cândido.

Campi e museus
Com o passar dos anos, a USP foi se expandindo criando unidades em várias cidades do Estado.  Além de São Paulo, há campi em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

Hoje, a instituição possui 183 cursos de graduação e 239 programas de pós-graduação, distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa. Além disso, a instituição é responsável por alguns museus e centros de pesquisa, como o Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Ciências, Museu de Zoologia e Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Confira o resultado do Timemania no concurso 2105, neste sábado (15)

O prêmio é de R$ 5.000.000,00

Brasil

Confira o resultado do Dia de Sorte no concurso 926, neste sábado (15)

O prêmio é de R$ 150.000,00

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter