Publicidade

X

RAIVA EM SP

Morcego com raiva é identificado na Lapa; campanha de alerta é iniciada

Quatro casos de raiva em morcegos foram identificados em São Paulo no ano passado, segundo a Secretaria da Saúde

Lucas Souza

Publicado em 03/04/2024 às 15:00

Atualizado em 03/04/2024 às 19:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Um morcego com raiva foi encontrado na Lapa, na zona oeste de São Paulo / Divulgação/PMJ

Um morcego com raiva foi encontrado na Lapa, na zona oeste de São Paulo, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (3) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Em resposta, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) realizará uma campanha de alerta e vigilância na região, orientando as ações dos residentes ao se depararem com outro morcego.

Segundo a pasta, nenhum animal doméstico foi contaminado na região.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Retrospecto

No ano de 2023 foram registrados três casos de raiva em morcegos na capital paulista. Já em 2024, quatro casos da doença foram identificados, sendo dois em fevereiro (Butantã e Santo Amaro) e dois em março (Santana e Lapa).

“A vigilância em saúde realiza orientação nas proximidades do local do encontro do animal positivo, a tutores de animais domésticos para informar os munícipes sobre as medidas de prevenção da raiva, principalmente em manter a vacinação anual antirrábica atualizada”, disse a secretaria ao "G1".

A doença causa principalmente encefalite progressiva e aguda, sendo fatal em grande parte dos casos, em mamíferos, incluindo o homem.

Orientações da Covisa

Segundo o órgão, a Vigilância em Zoonoses deve ser contatada ao se deparar com um morcego caído em via pública. A comunicação deve ser feita por meio do Portal SP156.

Uma vistoria será feita no local indicado e o animal será coletado e encaminhado para os laboratórios da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ). 

Em caso de acidente envolvendo pessoas e morcegos, a Covisa recomenda uma avaliação médica imediata.

Os animais domésticos devem ser vacinados contra a raiva anualmente, segundo recomendações do órgão.

Locais de vacinação

Confira os endereços para vacinação contra a raiva em São Paulo no link.

Transmissão da doença

A raiva é transmitida no momento em que o vírus da saliva do animal enfermo entra em contato com a pele ou mucosas, por meio de mordidas, arranhões ou lambidas.

Principais vetores da raiva

No meio urbano, humanos são infectados com a doença principalmente pelo contato com cães e gatos provenientes da doença.

Segundo a SMS, o último caso de raiva em cães e gatos em São Paulo foram registrados em 2023 e em 2011, respectivamente.

Na área rural, bovinos, equinos, suínos e caprinos são considerados vetores da doença. Já no meio silvestre, raposas, guaxinins, primatas e, principalmente, morcegos fazem esse papel.

Sintomas

Confira os sintomas apresentados por todos os animais quando contaminados pela doença.

  • Dificuldade para engolir
  • Salivação abundante
  • Mudança de comportamento
  • Mudança de hábitos alimentares
  • Paralisia das patas traseiras

Nos cães, o som do latido se altera, de maneira a parecer um “uivo rouco”. Já nos morcegos, a mudança de comportamento fica evidente, encontrados em horários e locais diferentes dos habituais.

*Texto sob supervisão de Matheus Herbert

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CONFUSÃO NA CÂMARA

VÍDEO: Deputado do PSOL troca empurrões com deputado do União e expulsa com chutes integrante do MBL

As agressões ocorreram no fim do corredor das comissões da Câmara, local com intensa movimentação de políticos e assessores

EDUCAÇÃO

Confira 5 livros infantis para alfabetização

Livros infantis podem auxiliar no processo de alfabetização dos pequenos através de formas lúdicas, coloridas e interativas

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter