Publicidade

X

DE OLHO NO CARNAVAL

Tom Maior aposta em enredo indígena para conquistar título; veja fotos do barracão

Com o enredo 'Aysú - Uma História de Amor', a vermelho e amarelo vai em busca do título inédito cantando uma releitura da clássica história de Orfeu; agremiação desfila em 10 de fevereiro

Matheus Herbert

Publicado em 09/02/2024 às 10:59

Atualizado em 12/02/2024 às 16:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

A Tom Maior será a segunda escola a cruzar o sambódromo do Anhembi no dia 10 de fevereiro (sábado) segunda noite dos desfiles oficiais do Grupo Especial paulistano / Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo

Sexta colocada do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo no ano passado, a Tom Maior apostará em um desfile com temática indígena neste ano. Com o enredo “Aysú - Uma História de Amor”, a vermelho e amarelo vai em busca do título inédito cantando uma releitura da clássica história de Orfeu. O espetáculo será assinado pelo experiente carnavalesco Flávio Campello - que recebeu a reportagem da Gazeta no barracão da agremiação na Fábrica do Samba. Confira fotos do trabalho abaixo: 

O enredo para 2024 foi anunciado pela escola em maio do ano passado. Na ocasião, a agremiação postou em suas redes sociais: 

“Em uma fantástica viagem, daquelas que só o carnaval pode nos proporcionar, chamaremos Orfeu para sambar. Só que nessa terra tupiniquim um cocar ele vai usar. Retiraremos sua lira, lhe entregaremos uma flauta e nome melhor para ele vamos dar: Abaeté. É assim que vamos lhe chamar... Eurídice, aqui no Pindorama, virará Anahí e será a mais bela Cunhã-Poranga desse lugar e essa história de amor vamos carnavalizar. Já esse lindo sentimento, nesse delírio, vai ter nome de Aysú”. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by TOM MAIOR (@grestommaior)

 

Força da comunidade 

A Tom Maior será a segunda escola a cruzar o sambódromo do Anhembi no dia 10 de fevereiro (sábado) – segunda noite dos desfiles oficiais do Grupo Especial paulistano. Flávio Campello reforçou à Gazeta que os trabalhos estão na reta final e que a escola vai desfilar com cerca de 1.700 integrantes.

“Vamos apostar pela primeira vez em um enredo de temática indígena e estamos felizes com o trabalho. A força da comunidade é gigante. Aqui no barracão os trabalhos estão cerca de 80% concluídos e teremos 14 alas no nosso desfile”, pontuou o profissional. 

Carnavalesco Flávio Campello durante visita ao barracão da Tom Maior, na Fábrica do Samba Carnavalesco Flávio Campello durante visita ao barracão da Tom Maior, na Fábrica do Samba /Ettore Chiereguini - Gazeta de S.Paulo

O carnavalesco também ressaltou que as alegorias, quase todas finalizadas, terão cerca de 14 metros de altura e que as fantasias já estão todas prontas e empacotadas. “Espero que gostem do nosso desfile. O projeto foi pensado para o público e também para os jurados. Tudo isso com uma leitura fácil para a compreensão”, completou Campello. 

Destaque 

Tom Maior levará ao Anhembi o enredo enredo 'Aysú - Uma História de Amor'Tom Maior levará ao Anhembi o enredo enredo ‘Aysú - Uma História de Amor’ - Ettore Chiereguini - Gazeta de S.Paulo

Questionado pela reportagem se o desfile terá surpresas, Flávio Campello reforçou que um dos destaques da Tom Maior será a comissão de frente. “Teremos um desfile colorido e rico, tudo bem pensado para todos entenderem a nossa história. Mas, a nossa comissão de frente é um dos destaques e vai impactar”, indicou o artista. 

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA TOM MAIOR

Fundação: 14/2/1973
Cores oficiais: vermelho, amarelo e branco
Presidente: Carlão
Carnavalesco: Flávio Campello
Mestre de Bateria: Carlão
Casal de mestre-sala e porta-bandeira: Ruhanan e Ana Paula
Direção de Carnaval: Judson Sales
Direção de Harmonia: Bruno Freitas e Gerson
Rainha de bateria: Pâmella Gomes
Intérprete: Gilsinho
Coreógrafo da Comissão de Frente: André Almeida
Colocação em 2023: 6º lugar – Grupo Especial
Ordem de desfile em 2024:Grupo Especial / 10 de fevereiro (sábado) - 2ª escola a desfilar
Enredo: “Aysú: Uma História de Amor”

CONFIRA A LETRA DO SAMBA-ENREDO DESTE ANO DA TOM MAIOR 

Lá pelas matas Juremá
São caminhos de Rudá, divino senhor
É flecha certeira no peito
Anahi, um sentimento que Monã me entregou
Ressoa em mim, supremo dom em cada alvorecer
O som da paz compõe o meu viver
No coração da aldeia sonha um curumim
Guaracy iluminou lendas que o tempo ensinou
O erro e a dor são o destino
De quem foge do amor

Numiá, arapiá
A sede do poder que cega o olhar
Oh Deus Tupã, em seu afã
Vê na sete deusas, toda forma de amar

Quando a luz do dia no Yby se apagou
A noite, um mistério de Guarandirô
Boiuna lança a jovem pro abismo da saudade
Abaeté, meu nome é coragem
Levado em um sopro de esperança
Desafia a solidão da eternidade
No meu silêncio vejo o caos, destruição
Os Karaíbas sangrando esse chão
Mas do meu pranto renasce o amanhã

Despertando nos braços de Cunhã

Ecoa na aldeia, um canto Parajá
Em Tom Maior, bate o meu mangará
É Aysú quando vejo o seu sorriso
Ybimarã, meu sonhado paraíso

 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EDUCAÇÃO

Confira 5 livros infantis para alfabetização

Livros infantis podem auxiliar no processo de alfabetização dos pequenos através de formas lúdicas, coloridas e interativas

LITERATURA INFANTIL

5 livros infantis para ler para o seu filho antes de dormir

Psicóloga indica cinco livros para ler antes de dormir com as crianças; livros ajudam no desenvolvimento

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter