Câncer de pulmão: estudo indica que tumores usam açúcar como combustível

Pesquisa publicada na Nature Metabolism aponta relação entre dieta rica em açúcares e crescimento mais agressivo de tumores pulmonare

Esse tipo de câncer ainda é menos discutido do que em outras doenças oncológica

Esse tipo de câncer ainda é menos discutido do que em outras doenças oncológica | Freepik

Um estudo recente publicado na revista científica Nature Metabolism reforça a relação entre alimentação e câncer de pulmão. 

Continua após a publicidade

Pesquisadores americanos identificaram que tumores nesse órgão podem se desenvolver de forma mais acelerada quando encontram maior disponibilidade de açúcar nas células.

Avanço intenso da doença

Segundo os cientistas, o crescimento do tumor está ligado ao acúmulo de glicogênio, molécula responsável por armazenar glicose no organismo. Quanto maior a quantidade dessa substância nas células cancerígenas, mais intenso tende a ser o avanço da doença.

Os resultados foram observados em experimentos com ratos. Animais submetidos a uma dieta rica em gordura e frutose (tipo de açúcar amplamente utilizado em alimentos industrializados) apresentaram crescimento significativo de tumores pulmonares.

Continua após a publicidade

“A dieta ocidental típica aumenta os níveis de glicogênio, e o glicogênio alimenta os tumores de câncer de pulmão, fornecendo os componentes básicos para o seu crescimento”, relatam os pesquisadores.

Hábitos alimentares inadequados

De acordo com Ramon Sun, professor associado e diretor do Centro de Pesquisa Avançada em Biomoléculas Espaciais da Universidade da Flórida, o glicogênio se mostrou um fator decisivo na progressão da doença. 

Para ele, trata-se de um “preditor excepcionalmente bom” do crescimento tumoral e da mortalidade entre pacientes com câncer de pulmão.

Continua após a publicidade

Apesar disso, o papel da alimentação nesse tipo de câncer ainda é menos discutido do que em outras doenças oncológicas. Tumores como os de fígado e pâncreas, por exemplo, já são amplamente associados a hábitos alimentares inadequados.

“Tradicionalmente, o câncer de pulmão não tem sido considerado uma doença relacionada à dieta. Doenças como o câncer de pâncreas ou o câncer de fígado, sim. No entanto, quando se trata de câncer de pulmão, a ideia de que a dieta possa desempenhar um papel raramente é discutida”, afirma o professor Sun.

Pesquisa que abriu novos caminhos

Os autores do estudo destacam que esta é uma das primeiras pesquisas a estabelecer uma ligação direta entre câncer de pulmão e alimentação, abrindo caminho para novas abordagens de prevenção.

Continua após a publicidade

“A longo prazo, nossa abordagem para a prevenção do câncer deve refletir o sucesso da campanha antitabagista, dando maior ênfase à conscientização pública e a estratégias baseadas em políticas públicas que promovam escolhas alimentares mais saudáveis como componente fundamental da prevenção de doenças”, disse Sun.

De forma geral, os pesquisadores reforçam que priorizar uma dieta rica em nutrientes, manter um estilo de vida ativo e reduzir o consumo de álcool continuam sendo medidas eficazes para a saúde a longo prazo.

“Promover melhores hábitos alimentares pode ser uma ferramenta poderosa na prevenção do câncer de pulmão”, apontam os pesquisadores.